O Brasil vive um momento de tensões políticas e econômicas que despertam cada vez mais a preocupação popular. Em meio à crise do capital, os governos usam o argumento da necessidade de redução dos gastos públicos, o que tem precarizado as relações de trabalho e destruído os direitos já consolidados.
Para discutir essas questões da perspectiva social, a ADUFPB promove na próxima semana dois importantes eventos. No dia 9 de abril (quinta-feira), será realizada a conferência “Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil”, com palestra do autor do livro de mesmo nome, o professor Ricardo Antunes, da Unicamp-SP. O evento será realizado no auditório 412 do CCHLA, a partir das 19h, e conta com a parceria do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, do curso de pós-graduação em Serviço Social da UFPB.
Ricardo Antunes é sociólogo, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Ciência Política pela Unicamp e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. É reconhecido como um importante pesquisador do trabalho e da obra marxiana da América Latina.
Reforma da Previdência Social
A segunda conferência será realizada no dia 10 (sexta-feira) e vai abordar o tema “Reforma da Previdência Social no Brasil: Crítica às MPs 664 e 665”. A palestra ficará a cargo da professora Maria Lúcia Lopes, do programa de pós-graduação em Serviço Social da UNB. O debate está marcado também para as 19h, no auditório 412 do CCHLA.
A professora Maria Lúcia Lopes tem graduação em Serviço Social pela UFMA (1984), mestrado (2005) e doutorado (2011) em Política Social, pela UnB.
No final de 2014, o Governo Dilma apresentou duas Medidas Provisórias que representam uma profunda regressão dos direitos previdenciários. A diretoria da ADUFPB vem propondo esses debates para que os docentes possam acumular forças para enfrentar as ações do governo que atacam os direitos de todos os trabalhadores.
Fonte: Ascom ADUFPB