Tudo pronto para o XVI Festival da Associação Cultural Brasil- -Japão (ACBJ-PB) e o I Colóquio Internacional Cantos das Cidades: Aldeias Sonoras e Translocalidades, que acontecem nos dias 24 e 25 deste mês, dentro da Mostra Sakura-Ipê. Os eventos serão virtuais, com transmissão pelo canal da ADUFPB no YouTube.
O Festival do Japão se inspirou no tema do Ano Internacional da ONU em 2021, que trata da erradicação do trabalho infantil. Segundo a coordenadora do festival, a professora Alice Lumi, do Departamento de Música da UFPB, a programação será muito musical, com a participação de alguns instrumentos tradicionais no Japão, tanto em apresentações quanto em oficinas e palestras.
O objetivo da Mostra Sakura-Ipê é estimular a criatividade e a autoestima, essenciais para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança e do adolescente. “Esperamos fazer coro à ‘devolução da infância’ deste Ano Internacional, reforçando o direito ao aprendizado e à diversão, por meio dos brinquedos e das artes”, diz Alice Lumi.
O festival é fruto de uma parceria entre os projetos de extensão do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o apoio do Consulado Geral do Japão no Recife, da ADUFPB e da Fundação Japão.
Leia essa e outras matérias na nova edição do jornal AdufInforma Expresso.
Fonte: Ascom ADUFPB