A ADUFPB exibiu nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27), na TV Cabo Branco, uma nota oficial cobrando mais uma vez da reitoria da UFPB um posicionamento a respeito dos cortes que 723 professores aposentados vêm sofrendo nos seus contracheques desde 2013. Na segunda, o texto foi lido no intervalo do programa Bom Dia Brasil, que é veiculado das 7h30 às 9h. E, na terça-feira, outra exibição ocorreu no horário do noticiário Bom Dia Paraíba, das 6h às 7h30.
O texto da nota oficial foi proposto pelo Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Aposentadoria (GTSSA) da ADUFPB e sua veiculação aprovada em Assembleia dos docentes realizada na UFPB.
O documento explica que 723 professores aposentados vêm sendo prejudicados desde 2013 em decorrência da aplicação, pela administração da universidade, de uma nota técnica do Ministério do Planejamento que altera a forma de pagamento da vantagem assegurada pelo artigo 192 da Lei 8.112/90 (Regime Jurídico Único) aos professores que se aposentaram antes de 1996. Essa nota tem caráter meramente administrativo e contraria o preceito da irredutibilidade dos salários previsto no artigo 7º da Constituição Federal.
Fonte: Ascom ADUFPB