Hoje, 25 de outubro de 2023, nossa ADUFPB faz 45 anos. O sindicato dos docentes da UFPB possui uma trajetória que revela uma beleza peculiar e, ao mesmo tempo, uma importância ímpar, ambas decorrentes de sua luta incansável por democracia, por educação de qualidade, por respeito à categoria docente e por um fraterno acolhimento aos seus sindicalizados. É essa celebração de valores da coletividade que nos mantém fortes e coesos na resistência e na luta, para além das nossas diferenças.
Quem quer que seja, ao se pretender contar a história deste sindicato, também vai se enlear com a história da UFPB. São duas entidades que não apenas coexistem, mas que são inseparáveis, revelando, cada uma, o papel fundamental da outra. Isso demonstra o compromisso de quatro décadas e meia de luta e a marca registrada em defesa do ensino público. Há 45 anos, portanto, a ADUFPB faz parte do cotidiano dos docentes e encampa a luta diária da categoria em defesa da carreira e das condições de trabalho.
Nesses anos todos, desde a sua criação, muitos foram os nomes que contribuíram de forma decisiva para que pudéssemos comemorar essa marca. Em uma sociedade que não assumiu em sua plenitude um projeto de educação nacional de excelência, a ADUFPB representa a memória viva e ativa de uma comunidade em luta, sendo imperioso ressaltar, na condução do sindicato face aos desafios impostos pela história do nosso país e pelos percalços vividos em nossa própria universidade, a importância da longa tradição de dirigentes da entidade, professores e professoras que, em algum momento, assumiram a luta sindical e colocaram como prioridade esta causa coletiva, lideranças a quem devemos o respeito e o prestígio do sindicato até hoje.
A marca desses 45 anos enseja, então, a um só tempo, a gratidão àqueles que nos permitiram usufruir desse legado político e cultural e a reafirmação de um compromisso que todos aqueles que fazem a ADUFPB possuem com as novas gerações na busca por justiça social e pelo reconhecimento da diversidade humana. É uma honra para a atual Diretoria da ADUFPB poder, hoje, prestar esta homenagem à nossa entidade — viva, acolhedora e de luta — , e a todos os docentes e funcionários que tornaram possível essa empreitada, saudando toda a comunidade universitária, seu corpo de colaboradores e a sociedade paraibana.
Como defensora incondicional da liberdade democrática, a ADUFPB anuncia um tempo vindouro com duas mensagens que fazem parte de seus princípios norteadores: Interventor, seu tempo está acabando! Quem tem sindicato, nunca está só!
Viva os 45 anos de luta de nosso sindicato!
Viva a ADUFPB!