A ADUFPB já deu início à distribuição da Agenda 2020, publicação editada anualmente pelo sindicato e ilustrada com fotografias, frases e poemas produzidos pelos(as) professores(as) sindicalizados(as). Inicialmente, a entrega seria feita a partir do dia 10, mas a entidade decidiu antecipar a data. Para retirar um exemplar, basta comparecer à sede do sindicato, no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa, no horário das 8h às 17h.
As fotografias que ilustram a Agenda ADUFPB 2020 foram selecionadas pelo 8º Concurso Cultural de Fotografia, realizada no segundo semestre do ano passado. No total, 119 imagens foram inscritas por professores e professoras sindicalizados(as) dos quatro campi da universidade. A seleção das imagens aconteceu no dia 16 de dezembro, na Sala de Leitura da entidade, e contou com a colaboração da Comissão Julgadora voluntária formada pelo professor Cristiano Bonneau, diretor de Comunicação e Divulgação da ADUFPB, pela professora Mariza Pinheiro, ex-diretora de Comunicação e Divulgação do sindicato (gestão 2017-2019), e pelo jornalista Maurício Melo, da Assessoria de Comunicação da entidade.
Três fotografias foram selecionadas para receber premiação. Os(as) autores(as) das imagens vencedoras são a professora Mônica Correia, do Departamento de Psicologia da UFPB, e os professores Hermes Alvarenga (Música/CCTA) e Bertrand Lira (Demid/CCHLA) foram os vencedores do concurso. Os docentes estiveram na tarde desta segunda-feira (6/1) na sede da ADUFPB e retirar os prêmios.
Duas das imagens vencedoras foram selecionadas pela Comissão Editorial como possíveis capa da Agenda de 2020. A escolha final foi feita pelos próprios docentes, por meio de uma consulta popular disponibilizada no site da ADUFPB. A fotografia “Mulheres: dores e cores”, da professora Mônica Correia, teve 57,7% dos votos dos docentes e foi escolhida para compor a capa da publicação deste ano. As duas outras imagens selecionadas também foram publicadas na agenda, assim como as fotografias de mais 28 docentes que participaram do concurso.
Segundo o professor Fernando Cunha, presidente da ADUFPB, o concurso é uma atividade sociocultural já consolidada e estimula a criatividade e a produção imagética e poética dos docentes da UFPB para ilustrar a agenda da entidade. “A publicação é personalizada, preparada especialmente para os filiados, com poemas e imagens produzidos por professores e professoras de diversas áreas do conhecimento, além de ser distribuída gratuitamente para todos os docentes filiados ao sindicato, nos quatro campi que a entidade atua”, destacou.
Fonte: Ascom ADUFPB