Em clima de retorno, foi iniciada nesta segunda-feira (20/12) a entrega das agendas ADUFPB 2022. Essa foi a primeira atividade presencial na sede do sindicato desde o início da pandemia, em março de 2020, e foi considerada um sucesso. Cerca de 150 professores e professoras receberam seus exemplares nas quatro horas de atendimento (das 8h às 12h). Quem não pôde ir não precisa se preocupar, pois a entrega continua nesta terça e quarta-feira (21 e 22), no mesmo horário.
Fechada ao público há 21 meses, a sede da ADUFPB passou por algumas readequações a fim de garantir um retorno seguro. Na entrada, os visitantes precisam medir a temperatura e higienizar as mãos com álcool 70º. Também é necessário apresentar o cartão de vacinação com, no mínimo, duas doses do imunizante contra a covid-19.
Durante a distribuição das agendas, também foi realizada a entrega da premiação do 10º Concurso de Fotografia da ADUFPB. Os(as) autores(as) das três imagens selecionadas pela Comissão Julgadora receberam um leitor de livros digitais (e-books e e-pubs) Kindle Paperwhite 8GB. Foram eles: Joelson Machado de Albuquerque (com a foto “Espelho espelho meu”), Anita Leocádia Pereira dos Santos (“A mulher que trabalha com a força da alegria”) e Elizabet Maria Spohr de Medeiros (“Amanhã será um novo dia!”).
No caso do professor Joelson Albuquerque, a fotografia inscrita também foi selecionada pela Comissão Editorial da agenda como capa da edição de 2022. Em anos anteriores, o concurso estabelecia colocações para as imagens vencedoras, e o primeiro lugar tornava-se automaticamente a foto de capa. Mas, nesta 10ª edição, a regra foi modificada para priorizar critérios estéticos e editoriais que valorizem a marca da ADUFPB e o design da publicação, proporcionando mais beleza à agenda.
“Foi uma grata alegria receber essa premiação do 10º Concurso de Fotografia da ADUFPB, do qual eu faço parte desde a primeira edição. Sempre mandei fotos, porém nunca tinha tido a felicidade de ser homenageado. Mas a perseverança sempre prevalece, e eu sabia que ia chegar”, comentou o professor Joelson Albuquerque ao receber sua premiação. Aposentado do Departamento de Educação Física, ele teve também outras duas fotos selecionadas para ilustrar as páginas internas da agenda.
Ele conta que a fotografia da capa – que retrata uma grande árvore e o reflexo dela no espelho d’água, sob um céu de fim de tarde, azul e amarelo – foi feita em março deste ano, na praia de Ponta de Campina, município de Cabedelo. “Foi um dia de chuva, e era por volta das quatro horas. Eu moro perto e havia passado e visto aquele reflexo na água. Então fui em casa, peguei a máquina e fiz a foto. Graças a Deus esse registro ficou, porque parte dessa árvore já caiu, a outra que tinha ao lado caiu e construíram uma casa ao lado dela. Então o registro que poderia ficar é esse aí”, revelou o professor Joelson.
Ele agradeceu à ADUFPB pela iniciativa do concurso e por incentivar o talento dos professores e professoras que gostam de fotografia. Além disso, garantiu que não vai se conformar com apenas uma capa. “Estarei presente nos próximos anos, com certeza, porque é uma coisa que eu gosto de fazer, que eu amo. É algo que eu encontrei depois que me aposentei e venho correndo atrás desse prêmio há muito tempo”, comentou.
Retorno do atendimento presencial na sede
Após os três dias de distribuição da Agenda ADUFPB 2022, o sindicato dará início ao recesso de fim de ano, retornando no dia 3 de janeiro, quando voltará a realizar todos os atendimentos presenciais na sede. Inicialmente, o funcionamento vai ocorrer de forma experimental das 8h às 12h, mas esse horário deve ser ampliado conforme o aumento da demanda.
Apesar do necessário cuidado com o distanciamento social, a ADUFPB espera que esse seja um momento de reencontro proveitoso para professores e professoras após 21 meses afastados(as) da rotina da sede.
“Esta será uma volta bem planejada, obedecendo todos os protocolos de segurança, por isso a expectativa é a melhor possível. Embora durante a pandemia as ferramentas de reunião remota tenham sido essenciais para a nossa luta e mobilização, sabemos que o bom resultado da atividade sindical depende muito desse encontro, da troca de ideias, da conversa olho no olho. Por isso ficamos muito felizes de, neste momento, graças à vacinação e ao SUS, estarmos voltando a reabrir nossa sede”, comenta o presidente da ADUFPB, Fernando Cunha.
Fonte: Ascom ADUFPB