A segunda mesa-redonda da Jornada Novembro Negro ocorrerá nesta quinta-feira (24), no campus II da UFPB, em Areia. Os participantes debaterão o tema “Conhecimento, saberes e resistência negra” e participarão do lançamento do livro “Comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos: Alagoa Grande-PB”. O evento acontecerá no auditório do prédio central da universidade a partir das 9h.
Os debatedores serão o professor da UFCG José Luciano de Queiroz Aires, organizador do livro a ser lançado, e três de suas autoras: a professora Maria das Dores, quilombola de Caiana dos Crioulos e educadora na Escola Cidadã Integral de Alagoa Grande; a técnica agrícola Ednalva Rita, líder do Coletivo Cultural Caiana dos Crioulos e militante do Movimento Negro; e a professora Lúcia Júlio, especialista em história e cultura afro-brasileira e docente nas comunidades quilombolas Zumbi e Caiana dos Crioulos.
A mesa-redonda contará ainda com a participação do professor Antonio Baruty, representando o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da UFPB. A mediação será da professora Anita Leocádia, diretora Política Social da ADUFPB e representante do Grupo de Trabalho Políticas de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do sindicato.
Negras nas exatas – A abertura da Jornada Novembro Negro aconteceu na terça-feira passada (22), com uma mesa-redonda online focada no tema “O sistema de cotas e a permanência na universidade”. Além da presença do professor Antonio Baruty, o encontro contou com os coletivos de estudantes negras e negros de Medicina e de Relações Internacionais da UFPB e com a participação especial da professora Nicéia Amauro, da Universidade Federal de Uberlândia, que falou sobre “As mulheres negras na área de exatas”.
Promovida pela ADUFPB e o Neabi, a Jornada Novembro Negro discute política de cotas, conhecimento, saberes, resistência e saúde da população negra. A próxima mesa-redonda acontecerá em Bananeiras, no dia 28 deste mês. Todos os encontros dão direito a emissão de certificado, mas é necessário preencher um formulário (disponível aqui) e marcar presença no chat das lives, com identificação por meio do nome e do lugar de origem.
Acesso ao livro – A obra “Comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos: Alagoa Grande-PB” está disponível gratuitamente na internet. Clique aqui para baixar: https://bit.ly/3Eu1NGL
AGENDE-SE
Jornada Novembro Negro da ADUFPB
24/11 – quinta-feira
Local: Campus de Areia, no auditório do prédio central
Horário: das 9h às 11h30
Mesa-redonda: “Conhecimento, saberes e resistência negra”
Lançamento do livro “Comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos: Alagoa Grande-PB”
Debatedores(as):
– José Luciano de Queiroz Aires (professor e tutor do PET História UFCG)
– Antonio Baruty (Neabi)
– Maria das Dores (quilombola de Caiana dos Crioulos, professora da Escola Cidadã Integral de Alagoa Grande)
– Ednalva Rita (técnica agrícola em Agropecuária, técnica em Agronegócio, líder do Coletivo Cultural Caiana dos Crioulos, militante do Movimento Negro)
– Lúcia Júlio (professora nas comunidades quilombolas Zumbi e Caiana dos Crioulos)
Mediação:
– Anita Leocádia Pereira dos Santos (GTPCEGDS/ADUFPB)