O Momento Arte e Cultura convida o público esta semana a enxergar o cotidiano pelo olhar de uma das principais cronistas da Paraíba na atualidade: Ana Adelaide Peixoto Tavares. Natural de Fortaleza, no Ceará, ela mora em João Pessoa já há muitas décadas e, em 1992, tornou-se professora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal da Paraíba.
Foi também no início da década de 90 que Ana Adelaide começou a escrever crônicas e publicá-las sistematicamente nos jornais da cidade. Atualmente, seus textos podem ser lidos semanalmente no jornal A União e quinzenalmente no site WSCom e no blog Carlos Romero. É autora de dois livros de crônicas: “Brincos, pra que te quero?” e “De Paisagens e de Outras Tardes”.
Sempre manteve um olhar atento à questão da luta das mulheres e, nos anos 80, participou dos movimentos feministas de João Pessoa, mais especificamente do Grupo Cunhã. A subjetividade feminina mantém-se como centro de muitos dos seus textos, mas temas como cinema, viagens, amizades também são frequentes nas crônicas de Ana Adelaide.
Sobre o projeto
O projeto Momento Arte e Cultura, idealizado pela ADUFPB, visa homenagear nomes das artes e reconhecer o valor da produção artística local. Por meio de vídeos curtos, lançados nas redes sociais sempre às sextas-feiras, o sindicato leva ao público apresentações, relatos e reflexões de artistas das mais diversas áreas, como teatro, cinema, música, literatura, artes plásticas e dança.
Assista ao vídeo com Ana Adelaide Peixoto Tavares:
Fonte: Ascom ADUFPB