O Momento Arte e Cultura desta semana apresenta a atriz e professora da UFPB Ana Marinho. Equilibrando-se entre duas vocações, ela incorporou a arte teatral ao seu trabalho como docente e levou a experiência acadêmica para sua atuação nos palcos. “Não consigo pensar na minha vida política, acadêmica, artística e de trabalho sem juntar o teatro e a profissão de professora”, comenta no vídeo que a ADUFPB divulga esta semana.
Natural de Patos, no Sertão da Paraíba, Ana Marinho veio para a capital cursar o Ensino Médio. Na UFPB, concluiu graduação em História (1993) e doutorado em Letras (2001). Tornou-se professora na instituição em 2012 e está vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e à Pós-graduação em Letras.
Foi aluna da primeira turma de Formação de atores e atrizes da Funesc (Fundação Espaço Cultural), coordenada pelo conhecido diretor de teatro Roberto Cartaxo, falecido no ano passado. Participou de muitos espetáculos e monólogos e foi integrante do Coletivo de Teatro Alfenim.
Atualmente faz parte do grupo OsFodidário, formado em um curso de especialização em teatro realizado na UFPB. Antes da pandemia, Ana Marinho estava em cartaz com o monólogo “Razão para Ficar” e havia entrado em fase de conclusão da montagem “Doutor Fausto da Silva”, com texto de Paulo Pontes.
Sobre o projeto
O projeto Momento Arte e Cultura, idealizado pela ADUFPB, visa homenagear nomes das artes e reconhecer o valor da nossa produção artística. Por meio de vídeos curtos, lançados nas redes sociais sempre às sextas-feiras, o sindicato leva ao público apresentações, relatos e reflexões de artistas das mais diversas áreas, como teatro, cinema, música, literatura, artes plásticas e dança.
Assista ao vídeo com Ana Marinho: