O ANDES-SN enviou às seções sindicais, secretarias regionais e aos diretores do Sindicato Nacional, no dia 10 de abril, documentos referentes à Consulta Nacional sobre as contrarreformas da Previdência, Trabalhista, as privatizações e a dívida pública. A campanha, que ocorre até o dia 30 de junho, é realizada pela Auditória Cidadã da Dívida e conta com o apoio de cerca de 60 entidades, entre elas, o ANDES-SN.
Na Circular nº 097/17 foram anexados, além de um material de formação sobre os temas abordados na Consulta, cédulas de votação com seguintes perguntas: – Você concorda que é necessário barrar a Reforma da Previdência (PEC 287) que destrói seu direito à aposentadoria e pensão, para privilegiar ainda mais o mercado financeiro?; Você concorda que é necessário barrar a reforma trabalhista, que aumenta a jornada de trabalho e retira direitos como férias, décimo terceiro, carteira assinada, entre outros?; – Você concorda que é necessário impedir a privatização da educação, saúde, transporte, energia e riquezas naturais como água, petróleo, nióbio, terras, entre outros?; – Você concorda que é necessário realizar uma auditoria cidadã da dívida pública, a fim de acabar com o privilégio dos bancos e garantir mais recursos para educação, saúde, previdência, moradia, reforma agrária, segurança, entre outros?. Só há duas opções de resposta: sim ou não.
As perguntas podem ser respondidas presencialmente, tanto em atividades organizadas pelas seções sindicais do ANDES-SN com a participação dos docentes, como também em locais de grande movimentação como rodoviárias, paradas de metrô, praças, parques, entre outros, com o objetivo de atingir maior parte possível da população. É necessário que os responsáveis pelo recolhimento das cédulas fiquem atentos ao preenchimento dos dados dos participantes: Nome, CPF e Estado. Outra forma de participar da Consulta é por meio do site www.consultanacional2017.com.br. Para evitar que se computem votos nulos, cada pessoa só deve responder à Consulta uma vez.
Em vídeo de promoção da campanha, Cláudia Durans, 2ª vice-presidente do ANDES-SN e Marcelo Mario Vallina, 1º vice-presidente da Regional Norte I do Sindicato Nacional convocam os docentes a participarem da consulta pública.
“Nós do ANDES-SN apoiamos a campanha que está sendo realizada pela Auditoria Cidadã da Dívida por entendermos que é necessário, neste momento, que a população brasileira, trabalhadores, classe operária, população negra, juventude, mulheres, indígenas saibam o que está acontecendo no nosso país. Os desmandos com a riqueza por nós produzida. Nós somos a 9° economia do planeta e temos uma miséria que vigora em todos os cantos do país. Basta! Não iremos aceitar mais, que a riqueza do nosso país seja sangrada em favor do mercado financeiro, dos latifundiários, do agronegócio e dos banqueiros”, ressaltam os diretores.
Fonte: ANDES-SN