A notícia do falecimento do professor Edmundo Fernandes Dias foi recebida com muita tristeza pelo ANDES-SN. Edmundo Dias teve participação ativa na criação e construção do Sindicato Nacional, além de especial e fundamental contribuição na análise de conjuntura em diversos momentos de crise vivenciados pela classe trabalhadora e na formação sindical de inúmeros docentes e trabalhadores de outras categorias. Ele era docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.
Ainda no início da constituição da entidade, quando era a Andes – Associação dos Docentes, Edmundo ocupou o cargo de suplente na Regional São Paulo (1982-1984) e depois suplente da vice-presidência da mesma regional entre 1988 e 1990. Foi 3º vice-presidente do Sindicato Nacional na gestão 1992-1994, ocupou duas vezes o cargo de secretário-geral do ANDES-SN (1994-1996 e 200-2002) e 3º secretário entre os anos de 2004 e 2006.
O 30º Congresso Nacional do ANDES-SN, realizado em fevereiro de 2011 em Uberlândia, foi o último evento nacional da entidade que contou com a presença do professor Edmundo Dias. O encontro marcou os trinta anos do Sindicato que Edmundo ajudou a construir e, naquela ocasião, ele foi homenageado por sua contribuição ao movimento docente, sindical e de luta da classe trabalhadora.
“Amar é um ato revolucionário, pois só os revolucionários amam”, dizia Edmundo Fernandes Dias.
Leia abaixo a nota de pesar da Diretoria do ANDES-SN:
NOTA DE PESAR
É com grande tristeza que comunicamos o falecimento do companheiro Edmundo Fernandes Dias ocorrido na madrugada de hoje, 3 de maio de 2013.
Edmundo participou da construção do Movimento Docente e ocupou por diversas vezes cargos na diretoria do ANDES-SN. Sua presença foi marcante em todas as lutas, contribuindo sempre com as elaborações políticas.
Perde o movimento docente um grande companheiro, que estará presente sempre em nossas lutas e em nossas ações.
A Diretoria do ANDES-SN expressa o seu profundo sentimento de pesar aos familiares, amigos e colegas da Universidade Estadual de Campinas, pelo falecimento do companheiro Edmundo.
Brasília, 3 de maio de 2013
Diretoria do ANDES-SN
Fonte: ANDES-SN