Representantes do Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia (GTCT) do ANDES-SN se reuniram, na última sexta-feira (23), em Campinas (SP) com o Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública (MCTP). A reunião definiu a realização de um seminário, organizado em conjunto pelo Sindicato Nacional e pelo MCTP, durante a 69º Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belo Horizonte (MG), no mês de julho.
Epitácio Macário, 3º tesoureiro e um dos coordenadores do GTCT do ANDES-SN, afirma que o Sindicato Nacional deliberou em seu 36º Congresso, que aconteceu no início do ano em Cuiabá, pela realização desse seminário. “O objetivo é aproveitar o público dos eventos da SPBC para produzir um seminário paralelo, no qual se debaterá de maneira crítica a política e a produção de ciência e tecnologia no Brasil”, afirma o docente.
O seminário ocorrerá nos dias 18 e 19 de julho, e o GTCT também aproveitará a ocasião para realizar uma reunião na capital mineira, no dia 20 de julho. Macário ressalta que o ANDES-SN e o MCPT procurarão, nas próximas semanas, movimentos sociais ligados à questão da terra e às lutas ambientais, para convidá-los a se somar ao seminário. “Também fazemos o chamado às seções sindicais do ANDES-SN, para que enviem docentes e participem desse importante debate sobre os rumos da ciência brasileira”, completa o diretor do Sindicato Nacional.
Três mesas temáticas comporão o seminário. A primeira contará com a presença de Nildo Ouriques, docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e debaterá a dependência da ciência e tecnologia na América Latina. A segunda contará com a presença de um pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre a Samarco, e também de Epitácio Macário, e debaterá as questões da ciência e tecnologia ligadas à política industrial e aos impactos ambientais. Por fim, Rogério Bezerra, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), debaterá a política e a produção de ciência e tecnologia dentro das universidades brasileiras.
Fonte: ANDES-SN