Nesta quarta-feira (25), dia de aniversário da ADUFPB, encerra-se a programação da entidade para celebrar os seus 45 anos de fundação. O evento deste dia será uma edição especial do Quinteto Convida, com as participações dos músicos Uaná Barreto e Helinho Medeiros, na Sala Radegundis Feitosa, a partir das 20h. A entrada é franca.
O Quinteto da Paraíba é, hoje, um dos mais renomados grupos de música de câmara do Brasil. Criado há mais de três décadas no Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB, tem tráfego versátil entre a música de concerto e a música popular, sendo considerado o responsável pelo resgate do Movimento Armorial, com méritos da crítica especializada nacional e internacional. “O Quinteto surgiu com a proposta de divulgar a obra de compositores brasileiros, mas a sua maior inspiração é a cultura musical do Nordeste”, diz o contrabaixista Xisto Medeiros, produtor e diretor musical do grupo.
Em 2016, teve início o projeto Quinteto Convida, com o objetivo de receber cantores e instrumentistas para dividir o palco com o grupo e apresentar obras autorais, além de homenagear outros artistas. Desde então, o projeto já recebeu Xangai, Carlos Malta, o maestro Nelson Ayres, Toninho Ferragutti, Zeca Baleiro, Duofel, Mônica Salmaso, o maestro Spok, Jessier Quirino, Marcelo Jeneci, Carol Panesi, Marco César, Escurinho, Totonho, Ceumar e Duo Sánches/Galiana, entre outros.
Na edição desta quarta-feira, especialmente pensada para os 45 anos da ADUFPB, os convidados do Quinteto apresentarão músicas autorais e de nomes conhecidos do cancioneiro nacional, sempre com arranjos próprios.
Convidados – Uaná Barreto é bacharel e mestre em piano pela UFPB. Além de atuar na música de concerto, desenvolve, na música popular, intenso trabalho de pesquisa, composição e arranjo para piano. Em parceria com o Instituto Piano Brasileiro, publicou arranjos próprios para obras de Guinga, Chico Buarque e Baden Powell. Com composições interpretadas em importantes salas de concerto, Uaná foi o vencedor do II Concurso para Compositores José Siqueira, com a obra “Divertimento para Clarineta e Orquestra”. Atualmente, leciona piano na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro e no Instituto Federal da Paraíba, em João Pessoa.
Já o multifacetário Helinho Medeiros é sanfoneiro, pianista, produtor e compositor. Dono de um currículo extenso, no qual registra participações como instrumentista na gravação de mais de 80 títulos, entre CDs e DVDs, é bacharel em música pela UFPB, onde atua como professor desde 2012. Ao lado de grupos e artistas diversos, tem se dedicado à atuação como sanfoneiro e pianista, excursionando pela Europa, África, Ásia, América Latina e Caribe. Atualmente, cursa mestrado na UFPB, com foco na formação em sanfona no ensino superior e ênfase nos processos de transmissão de saberes da cultura popular.
Aniversário – Desde o início do mês, a ADUFPB promoveu vários eventos para marcar os 45 anos da entidade. Teve duas edições do Projeto Realidade Brasileira: “A questão da terra e a luta por democracia no Brasil”, em parceria com o MST, e “Conjuntura e luta dos servidores públicos: pela recomposição salarial e contra a Reforma Administrativa”, com a professora convidada Celi Taffarel, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); teve o Dia das Crianças; um café da manhã especial para comemorar o Dia do Professor; um debate sobre a atuação da entidade por seus ex-presidentes; e um encontro festivo na sede sociocultural, com muito samba e feijoada.
AGENDE-SE
45 Anos da ADUFPB
Quinteto Convida: Uaná Barreto e Helinho Medeiros
Quarta-feira, 25 de outubro, às 20h
Sala Radegundis Feitosa (UFPB)
Entrada franca (senhas distribuídas a partir das 18h30, na portaria da sala – 300 lugares)