Duas semanas após sair do ar, o acesso aos sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) continua instável. Desde a última terça-feira (3/8), é possível visualizar os dados da Plataforma Lattes, imprimir e fazer download, mas não atualizar os dados. Segundo o CNPq, as últimas atualizações foram feitas às 18h do dia 23 de julho, data do início do problema no sistema.
Para o presidente da ADUFPB, Fernando Cunha, a situação demonstra duas questões importantes. “A primeira é que não havia nenhum mecanismo de preparação do órgão para uma eventualidade como essa. Você tem um banco de dados com mais de 7 milhões de currículos cadastrados que não possui tem um mecanismo estrutural – algo que necessita de investimento – para garantir que um problema desses não aconteça?”, questiona.
A segunda dúvida é sobre a capacidade do Ministério de Ciência e Tecnologia e inovação de conseguir contornar o problema. Segundo Fernando Cunha, o modo como essa crise vem sendo administrada mostra que o governo não tem dimensão do tamanho real do problema.
“Eles liberaram o acesso parcial porque não têm condição de dizer o alcance desse ‘apagão’. Isso só demonstra a fragilidade da estrutura do governo. Isso sem falar na desconfiança gerada. Afinal, nossos dados foram recuperados? Por que esse tempo todo o sistema não voltou? Há uma desconfiança geral e nós não temos segurança nenhuma do que estão fazendo com nossos dados. Há uma preocupação de toda a comunidade Universitária”, avalia Fernando Cunha.
Promessas não cumpridas
Além da dificuldade de acesso ao Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes), os pesquisadores do país estão também com dificuldades de acesso à plataforma Carlos Chagas.
Embora o problema tenha sido detectado pelos usuários na noite do dia 23 de julho, apenas no dia 27 o CNPq admitiu que o sistema estava fora do ar e anunciou que o problema seria solucionado até 30 de julho. No dia seguinte, voltou atrás e informou nova data para a retomada do sistema: 2 de agosto. Chegada a data, o problema persistia. Na terça-feira, 3 de agosto, o acesso aos dados foi retomado, mas de forma parcial.
Fonte: Ascom ADUFPB