Três vezes presidente da ADUFPB, Aparecida Ramos – que atualmente é secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) – foi eleita por unanimidade presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), no dia 13.02. Esta é a primeira vez em que o Nordeste ocupa a presidência do Fonseas e a ADUFPB se sente orgulhosa pela conquista.
“Assumir a presidência do Fonseas é importante porque é uma instância de pactuação do Sistema de Assistência Social no Brasil, onde acontece a relação entre os Estados e o Governo Federal na construção deste Sistema. Então estaremos fortalecendo o Brasil e ainda mais o Estado nas reivindicações e demandas, porque há uma aproximação direta com a Ministra sem intermediário”, comentou a professora.
Aparecida Ramos possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1987), Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001).
Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Paraíba, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e foi diretora do Centro de Humanidades (CCHLA). A docente tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos Teórico-metodológico e Políticas Públicas. As principais áreas de atuação são: Crise Contemporânea, Serviço Social e Política Social, Pobreza e Classe Social.
Na ADUFPB ela foi presidente em três gestões: de 2000 a 2001, de 2001 a 2002 e de 2005 a 2007. Sua passagem pela diretoria da entidade, foi marcada por grandes conquistas e pela sua grande capacidade de liderança.
ELEIÇÃO
A eleição foi realizada durante a 1ª reunião ordinária do Fórum, que aconteceu em Brasília. Como vice-presidente, Aparecida Ramos terá ao lado Roselli Barbosa, que foi reconduzida ao cargo.
FONSEAS
O Fórum Nacional de Secretários da Assistência Social objetiva discutir, negociar e pactuar sobre as ações da assistência social, além de avançar e acelerar o processo descentralizado e participativo da assistência social.
Consolidar a articulação entre as secretarias municipais para melhorar a cobertura e a eficiência das ações, evitando a fragmentação e a dispersão de recursos também é outra finalidade do fórum.
A assistência social é um dos três componentes do sistema de seguridade social no Brasil, cuja descrição e diretrizes básicas estão contidas na Constituição brasileira nos artigos 203 e 204, sendo que sua regulamentação está sistematizada pela Lei nº 8.742/93 (Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS).