Teve início na manhã da última segunda-feira (23/7) o 1º Encontro Estadual de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria, que está sendo organizado pela ADUFPB e reúne professores e professoras aposentados(as) das universidades federais da Paraíba (UFPB) e Campina Grande (UFCG) e da estadual da Paraíba (UEPB).
Aproximadamente 60 docentes participaram da cerimônia de abertura, que teve início com a apresentação do coral Vozes da ADUFPB, regido pelo maestro Carlos Anísio. Cantando canções de autoria de paraibanos, como Chico César e Milton Dornelles, além de uma composição do baiano Caetano Veloso, o grupo formado por professores sindicalizados arrancou muitos aplausos do público.
Em seguida, foi a vez da apresentação da Orquestra de Violões da Paraíba, sob a regência da maestrina Carla Santos, do Departamento de Música da UFPB. O grupo tocou composições feitas pelos integrantes da orquestra e outras conhecidas do grande público, como Feira de Mangaio e Eu só quero um xodó, com arranjos próprios.
Após as apresentações musicais, ocorreu a formação da mesa de abertura do Encontro, com a presença da vice-reitora da UFPB, Bernardina Freire, do presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau, da coordenadora do Grupo de Trabalho de Aposentados e Diretora da ADUFPB, Terezinha Diniz, do presidente da Associação dos Inativos e Pensionistas da UFPB (Asip), Carlito Gondim, do diretor de Aposentadoria do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintespb), João dos Anjos, do pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFPB, Francisco Ramalho, e do vice-presidente da ADUEPB, Leonardo Soares.
Mesa de abertura
Em sua fala, a vice-reitora Bernardina Freire parabenizou a ADUFPB pela iniciativa da organização do encontro estadual e destacou a importância de se discutir o tema da Seguridade Social. “Vivemos momentos de muita temeridade, momentos de cortes, momentos em que achatam os salários dos aposentados, como se, ao deixarmos de trabalhar, deixássemos de servir. Quando, na verdade, vocês são aqueles que plantaram e fizeram os caminhos para que outros pudessem trilhar”, declarou.
A professora Terezinha Diniz, coordenadora do GT Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria da ADUFPB, responsável pela organização do evento, destacou que o professor e a professora aposentado(a) é parte integrante e essencial para a construção da excelência da universidade. “Estamos realizando esse encontro com o objetivo maior de oferecer a todos os professores aposentados a oportunidade de estar juntos e compartilhar. E, sobretudo, oferecer condições para que possam se integrar efetivamente à vida sindical”, afirmou Terezinha Diniz.
O presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau, saudou os integrantes da mesa e todos os presentes, e fez uma crítica ao modelo de sociedade, que afasta o professor de suas funções no auge de sua carreira. “Esse é o momento ideal para nós pensarmos e para refletirmos sobre o nosso futuro. Não importa que idade tenhamos, nós sempre pensamos no futuro. O modelo institucional que segue a nossa sociedade retira de circulação no auge de sua sabedoria, de sua intectualidade, o professor, a professora de sala de aula. Experiente, bem de vida, sábio, sábia, filósofo, filósofa, no pico do seu saber, o docente é convidado a se retirar. É sem duvida necessario repensar esse modelo”, declarou.
Após as falas de abertura, foi realizada a palestra “Aposentados frente à conjuntura nacional atual – Desafios em lutas”, com o professor do Departamento de História da UFPB, Jaldes Meneses. Ele iniciou a fala ressaltando que desde a crise de 2008, o mundo vive uma profunda reorganização geopolítica muito diferente daquela existente no cenário pós-guerra fria, do início dos anos 90. De acordo com Jaldes, as questões relativas às reformas da previdência têm muita relação com reorganização.
E ele alerta: embora o tema tenha “estacionado” no Congresso Nacional, ele será retomado com certeza depois das eleições presidenciais deste ano, não importa quem seja eleito presidente. Por esse motivo, se faz urgente a realização de debates que coloquem a questão previdenciária no centro da discussão política.
Programação
As demais atividades do 1º Encontro de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria, nos dias 24, 25 e 26 de julho, serão todas realizadas na sede sociocultural da ADUFPB, na rua Gilvan Muribeca, nº 88, no Cabo Branco.
A proposta do evento é reunir docentes aposentados da UFPB, da UFCG e da UEPB em torno de debates sobre temas como conjuntura política nacional, Reforma da Previdência, políticas públicas para idosos. Além disso, o encontro oferecerá oficinas focadas na melhoria da qualidade de vida do profissional aposentado.
Confira a programação dos demais dias:
PROGRAMAÇÃO
DIA 24 de julho de 2018 (Terça-feira)
Local: Sede social da ADUFPB
Manhã – PALESTRA E DEBATE
Horário: 09h00
TEMA: A reforma da Previdência e suas
contradições com relação aos aposentados
Palestrante: Profº Doutor Paulo Maia, Presidente da OAB – Paraíba
10h30 – Apresentação Cultural
Apresentação: Grupo de Dança dos Idosos
– Profª Helena Holanda
11h30 – Coffee break
Tarde – oficinas
A PARTIR DAS 14h30
OFICINA 1: O que as quedas falam do
estado ativo de presença
Facilitadora: Profª Maria Aparecida Bezerra
OFICINA 2: Uso de dispositivos móveis
com segurança (Trazer o seu celular)
Facilitador: Profº Francisco Ribeiro dos Santos Júnior
OFICINA 3: Construindo fuxico
Facilitadora: Profª Meriland Filgueira de Araújo
OFICINA 4: Origami
Facilitadora: Maria Gorete Xavier da Costa
DIA 25 de julho de 2018 (Quarta-feira)
Local: Sede Sociocultural da ADUFPB
Manhã – PALESTRA E DEBATE
Horário: 09h00
TEMA: Saúde em 1º lugar – Do acordar ao
dormir (distribuição de mudas medicinais)
Palestrante: Profª Doutora Maria das Graças Toscano
Tarde – oficinas – A PARTIR DAS 14h30
OFICINA 1: Construindo fuxico
Facilitadora: Profª Meriland Filgueira de Araújo
OFICINA 2 : Origami
Facilitadora: Maria Gorete Xavier da Costa
OFICINA 3: A Linguagem Expressiva da Marcha da Terceira Idade
Facilitadora: Proª Sandra Barbosa (CCS)
DIA 26 de julho de 2018 (Quinta-feira)
Local: Sede Sociocultural da ADUFPB
Manhã – PALESTRA E DEBATE
Horário: 09h00
TEMA: Política públicas com foco no projeto Cidade Madura
Palestrante: Profª Doutora Maria Aparecida Ramos
Tarde – oficinas – A PARTIR DAS 14h30
OFICINA 1: Atividades funcionais para o idoso
Facilitadora: Ingrid Obermark
NOITE DE Encerramento do Encontro (CONFRATERNIZAÇÃO)
COQUETEL na Sede Sociocultural, a partir das 20 horas, com show da Banda Quarteto Nordestino