O cientista político Armando Boito Júnior, professor titular do Programa de Pós-Graduação da Unicamp (Universidade de Campinas), estará na UFPB na próxima segunda-feira (28/9) para ministrar a palestra “A crise brasileira”. O evento será no auditório do Centro de Educação, a partir das 9h, e é uma promoção da ADUFPB e do Sintespb.
Armando Boito Júnior desenvolve pesquisa sobre as relações de classe no capitalismo neoliberal no Brasil e na América Latina. É editor da revista Crítica Marxista e um dos fundadores do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) do IFCH-Unicamp.
Pesquisou o sindicalismo e a política brasileira e, mais recentemente, tem pesquisado também na área de teoria política e marxismo. Publicou, dentre outros, O Golpe de 1954: a burguesia contra o populismo (Editora Brasiliense); O sindicalismo de Estado no Brasil – uma análise crítica da estrutura sindical (Editoras Hucitec e Unicamp); Política neoliberal e sindicalismo no Brasil (Editora Xamã), O Sindicalismo na política brasileira (Editora IFCH-Unicamp) e Estado, política e classes sociais (Editora da Unesp).
É organizador ou co-organizador de diversas coletâneas sobre a teoria marxista e o movimento operário: A obra teórica de Marx – atualidade, problemas e interpretações(Editora Xamã), A Comuna de Paris na História (Editora Xamã), Marxismo e Ciências Humanas (Editora Xamã) e Marxismo e socialismo no século XXI (Editora Xamã).