Nota: anteriormente informamos que o ato em Campina Grande ocorreria na praça da Bandeira, mas o local foi alterado e, agora, será na praça Clementino Procópio. O texto já foi atualizado.
Em assembleia geral, professoras e professores da UFPB aprovaram na tarde desta segunda-feira (16) a adesão da categoria à greve geral do Serviço Público, que ocorrerá em todo o país na próxima quarta, dia 18 de agosto, em protesto contra a chamada “reforma” administrativa. A proposta de paralisação foi acatada por ampla maioria dos(as) docentes que participaram da atividade – realizada de forma on-line -, com apenas três abstenções e nenhum voto contrário.
Além da adesão à greve geral, a categoria também aprovou a participação no ato presencial que será realizado na mesma data, em frente ao Ministério da Fazendo (Receita Federal), em João Pessoa, a partir das 10h. No mesmo horário, também ocorrerá um ato público em Campina Grande, na praça Clementino Procópio.
Outra deliberação da assembleia docente foi a incorporação da categoria ao café da manhã que será realizado também na quarta-feira, 18, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos da Paraíba (Sintect) para marcar o primeiro dia da categoria em greve por tempo indeterminado. Os funcionários da ECT protestam contra a proposta de privatização da empresa, que já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora segue para o Senado Federal.
Também foi definido, durante a assembleia docente desta segunda-feira, a participação da ADUFPB no ato público presencial que ocorrerá no dia 25 de agosto contra a intervenção nas universidades. Na UFPB, o processo de intervenção começou em novembro do ano passado, quando o presidente Bolsonaro empossou o candidato menos votado na consulta feita à comunidade universitária e com zero voto do Consuni na formação da lista tríplice.
Por fim, professoras e professores aprovaram a criação de uma comissão de apoio à Diretoria da ADUFPB para construir as reivindicações sobre o semestre acadêmico da UFPB. A primeira reunião desse grupo será realizada no próximo dia 20 de agosto, à tarde.
Fonte: Ascom ADUFPB