A ADUFPB inicia nesta sexta-feira (8) uma nova rodada de reuniões com sindicalizados e sindicalizadas para tratar sobre o andamento das principais ações jurídicas do sindicato. Esta foi uma das deliberações da assembleia docente realizada em modelo remoto na tarde desta quarta-feira, dia 6. Participaram da atividade 134 docentes, sendo 120 sindicalizados(as).
As reuniões sobre assuntos jurídicos serão virtuais (pelo Zoom), sempre às 14h, e contarão com a participação dos advogados da ADUFPB. O link para acessar a sala será distribuído por e-mail (adufpb@terra.com.br) e Whatsapp (99645-7000) no dia da atividade. A primeira reunião, que acontece já nesta sexta-feira, dia 8, às 14h, vai tratar da ação do Artigo 192.
Na próxima quarta-feira (13), haverá a segunda reunião, desta vez para falar sobre os processos referentes aos 3,17%, ao 1/3 de férias, à progressão funcional e ao auxílio transporte. O terceiro encontro acontecerá no dia 22 de outubro, uma sexta-feira, também às 14h. Desta vez o assunto serão os precatórios dos 28,86%.
Veja o calendário de reuniões do jurídico
- 8/10 (sexta-feira), 14h – Artigo 192
- 13/10 (quarta-feira), 14h – 3,17%, 1/3 de férias, progressão funcional e auxílio transporte
- 22 de outubro (sexta-feira), 14h – Ação dos 28,86%
Como acessar: O link para a reunião será distribuído no dia da atividade por e-mail (adufpb@terra.com.br) e Whatsapp (99645-7000)
Conad Extraordinário
Além de definir o cronograma de reuniões com a assessoria jurídica, a assembleia desta quarta-feira também elegeu o delegado e o observador da ADUFPB para o 13º Conad Extraordinário, que será realizado de forma virtual pelo Andes – Sindicato Nacional, nos dias 15 e 16 de outubro. Nesta edição do evento, o tema central será “Conjuntura e Congresso do Andes-SN”. Foram eleitos os professores Fernando Cunha, presidente da ADUFPB, como delegado, e Eduardo Guimarães, como observador.
Semestre letivo
Outro tema discutido na assembleia desta quarta-feira foi o início do semestre letivo 2021.2, que está previsto para começar em 21 de fevereiro do próximo ano. Em bloco, os(as) docentes votaram e aprovaram as seguintes propostas: acompanhar os debates internos na UFPB sobre o semestre letivo, realizar reunião com o comitê de biossegurança e promover o debate, dentro da comissão específica já formada pela ADUFPB, a respeito do passaporte vacinal, levando o resultado para a categoria.
A comissão da ADUFPB sobre o semestre letivo foi criada em agosto, por deliberação da assembleia docente realizada no dia 16 daquele mês. O grupo vem se reunindo periodicamente para construir uma pauta de reivindicações que garanta a segurança de toda a comunidade universitária nessa volta às aulas presenciais, com a cobrança de vacina para todos.
Uma das decisões da comissão foi a realização de uma pesquisa com a comunidade universitária sobre os efeitos da pandemia no trabalho docente, iniciando com uma enquete com professoras e professores. A pesquisa já foi elaborada e será aplicada inicialmente, em caráter de teste, aos docentes que integram o Conselho de Representantes da ADUFPB.
Mobilização contra a PEC 32
Durante a assembleia, os professores Cristiano Bonneau e Edson Franco, que se encontram em Brasília participando das atividades de mobilização contra a PEC 32 da reforma administrativa, apresentaram informes sobre os atos realizados nos últimos dias. Eles falaram sobre a recepção aos deputados que ocorreu no aeroporto de Brasília na terça-feira (5) e informaram que a pressão aos deputados vem se fortalecendo nos últimos dias.
A comitiva da ADUFPB que participa dos protestos em Brasília – e conta ainda com a participação da professora Francileide Rodrigues (Franci) – vem realizando transmissões ao vivo das principais atividades do dia pelo Instagram (@adufpboficial). As lives estão ocorrendo principalmente às 11h, mas também em outros momentos do dia, a depender do andamento das mobilizações.
Fonte: Ascom ADUFPB