Os professores da UFPB rejeitaram nesta quinta-feira (19/7) a proposta apresentada sexta-feira passada (13/7) pelo governo federal com o objetivo de encerrar a greve da categoria, que já dura 64 dias. A assembleia geral foi realizada pela manhã, no auditório da Reitoria, e contou com a presença de 239 docentes.
A proposta do governo foi rejeitada por ampla maioria dos docentes, com apenas 3 votos contrários, por isso não houve contagem dos votos. O resultado da assembleia será enviado agora ao Andes Sindicato Nacional para subsidiar a posição final que será apresentada ao Ministério do Planejamento na reunião da próxima segunda-feira (23/7).
Os professores também votaram pela reafirmação, na mesa de negociações, das diretrizes propostas pelo Andes-SN. São elas: respeito à autonomia universitária no desenvolvimento da carreira, alínea única no contracheque (incorporação das gratificações), articulação lógica entre regime de trabalho (classes e níveis) e remuneração de carreira, topo de carreira acessível a todos, paridade entre ativos e aposentados e reenquadramento dos aposentados prejudicados com a criação da classe de associado.
Além disso, os docentes da UFPB incluíram entre essas diretrizes mais um ponto: reforçar na pauta a luta em defesa da universidade com melhoria da infraestrutura e das condições de trabalho e acesso e permanência às IES.
Durante a assembleia, a professora Cristine Monteiro fez uma apresentação resumindo a análise do Comando Nacional de Greve a respeito da proposta do governo. Faça o download da apresentação clicando aqui.
Os professores também aprovaram o calendário com as próximas atividades de greve. Entre elas está a realização de assembleias na segunda (23/7) e na sexta-feira (27/7) nos campi de Bananeiras (9h) e Areia (15h).
Na quinta-feira (26/7) acontecerá outra assembleia em João Pessoa pela manhã. A tarde, o Comando Local de Greve realiza um ato público com caminhada da UFPB até a Praça da Paz, nos Bancários.
AGENDE-SE
Sexta-feira, 20/07
17h Cineclube, no Centro de Vivência;
Segunda-feira, 23/07
Manhã: Assembleia dos Docentes de Bananeiras
Tarde: Assembleia dos Docentes de Areia
Terça-feira, 24/07
9h00 – Reunião do CLG
14h00 – Reunião Conjunta dos Comandos de Greve (ADUFPB, SINTEF, SINTESP)
– Local: SINTESP/UFPB
Quarta-feira, 25/07
14h30 – Reunião do CLG
Quinta-feira, 26/07
Manhã – Assembleia Geral
Tarde: Ato Público – Encontro Nacional dos Estudantes de Direito (Caminhada da UFPB até a Praça da Paz)
Sexta-feira, 27/07
Assembleias de Bananeiras e Areia
Fonte: Ascom ADUFPB