A ADUFPB terá uma delegação formada majoritariamente por mulheres no 39º Congresso do Andes-SN. Elas são sete dos 11 nomes eleitos esta semana, em assembleia geral da categoria, para representar a seção sindical no evento, que ocorrerá na cidade de São Paulo, de 4 a 8 de fevereiro.
Foram realizadas assembleias nos dias 10, 11 e 12, respectivamente nos campi de Bananeiras, João Pessoa e Areia. A escolha da deleção da ADUFPB para o Congresso do Andes é feita da seguinte maneira: dos 11 delegados que a entidade está autorizada a levar, um é escolhido entre os integrantes da Diretoria, três nos campi de interior e sete em João Pessoa. Além disso, serão enviados também seis observadores: um representando a diretoria, um de cada campus do interior e dois de João Pessoa.
Em Bananeiras, a professora Iranice Muniz foi eleita delegada e o professor Sérgio Murilo Chaves será observador. Em Areia, Anita Leocádia Santos atuará como delegada e Saulo Gondim, como observador. Os professores do Litoral Norte participaram da assembleia em João Pessoa e elegeram Saulo Maciel, delegado, e Baltazar Macaíba, observador.
Entre os docentes do campus I, foram eleitos os seguintes delegados(as): Maria Ivete Martins, Melina Alves, Francileide Rodrigues (Franci), Edson Moraes, Antônio Joaquim Feitosa, Marta Diniz e Normal Meireles Mafaldo. Os observadores serão Terezinha Diniz e Graça Batista.
Proposta orçamentária e assuntos jurídicos
Além da eleição dos delegados para o Congresso do Andes, a rodada de assembleias realizada esta semana aprovou a proposta orçamentária da ADUFPB para o próximo ano e autorizou a assessoria jurídica da entidade a impetrar ação contra os cortes no adicional de insalubridade pago aos professores. Na atividade de João Pessoa, o advogado Paulo Guedes também prestou esclarecimentos a respeito da ação dos 28,86%.
A autorização para recorrer à justiça contra os cortes na insalubridade é decorrência de cortes que vêm sendo praticados pela UFPB desde o início de 2018. Desde então, a Diretoria Executiva do sindicato tem buscado recorrentemente uma solução administrativa, mas até o momento não obteve resposta positiva da universidade.
Confira abaixo a relação dos delegados e observadores eleitos:
João Pessoa
Delegados
1. Maria Ivete Martins – 63 votos
2. Melina Alves – 52 votos
3. Francileide Rodrigues – 48 votos
4. Edson Moraes – 45 votos
5. Antônio Joaquim Feitosa – 44 votos
6. Marta Diniz – 44 votos
7. Norma Meireles Mafaldo – 40 votos
Observadores
8. Terezinha Diniz – 37 votos
9. Graça Batista – 36 votos
Litoral Norte
1. Saulo Maciel (delegado) – 3 votos
2. Baltazar Macaíba (observador) – 3 votos
Bananeiras
1. Iranice Muniz (delegada) – 7 votos
2. Sérgio Murilo Chaves (observador) – 7 votos
Areia
1. Anita Leocádia Santos (delegada) – 13 votos
2. Saulo Gondim (observador) – 10 votos
Representante da Diretoria
1. Fernando Cunha (delegado)
2. Cristiano Bonneau (observador)
Fonte: Ascom ADUFPB