A assembleia geral da ADUFPB realizada na manhã desta quinta-feira (14) escolheu oito delegados para participarem do 29º Congresso do ANDES-SN, que acontece entre os dias 29 e 31 de janeiro. Treze professores filiados candidataram ao posto e apresentaram aos demais colegas as propostas que irão defender no evento, caso eleitos.
Cada um dos presentes à assembleia pôde escolher até oito nomes entre os 13 candidatos. Os votos foram depositados em urna, que ficou aberta das 10h às 12h. Os eleitos foram Terezinha Diniz (com 91 votos), Antônio Luiz Albuquerque Gomes (78 votos), Clodoaldo da Silveira Costa (77), Nilsamira da Silva Oliveira (74), Marcos Aurélio Montenegro Batista (65), Givaldo Leal de Menezes (59), Mariza de Oliveira (55) e Simoni Pontes (53).
No total, a assembleia contou a participação de 142 professores filiados. A comissão apuradora foi formada pelos professores Liney Carneiro Benevides, Marizete Fernandes de Lima e Galdino Toscano de Brito.
A ADUFPB pode indicar até 11 delegados para o Congresso do ANDES. Um deles é escolhido entre os membros da diretoria executiva e será o presidente do Sindicato, Jaldes Reis de Meneses. Outro foi eleito no Campus de Bananeiras, em assembleia realizada dia 16 de dezembro.
Nesta quinta-feira foram selecionados mais oito entre os filiados do Campus I, em João Pessoa. Por último, um delegado sairá do Campus de Areia, também por eleição, em assembleia com data a ser definida.
Regional Nordeste
Durante a assembleia, o professor Marcos Montenegro, representante junto à Regional Nordeste do ANDES, convidou os presentes a participarem, nos dias 26 e 27 de fevereiro, do Encontro Regional do ANDES-SN, que será sediado pela ADUFPB. O tema principal do evento é o processo de expansão das universidades federais brasileiras, que começou a ser discutido em outro encontro temático realizado em Campina Grande. “Todos poderão participar e levar suas contribuições para o debate”, declarou.
Sobre o Congresso
Com o tema central “Contrarreforma Universitária, ataques à carreira e ao trabalho docente: desafios do ANDES-SN na luta em defesa da universidade pública”, o 29º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior vai debater as seguintes questões:
- Tema 1 – Movimento Docente e Conjuntura
- Tema 2 – Centralidade da Luta
- Tema 3 – Políticas Sociais – Política Educacional, Gerais e Direitos e Organização dos Trabalhadores
- Tema 4 – Questões Organizativas e Financeiras
- Tema 5 – Plano de Lutas – Geral, Educação, Direitos e Organização dos Trabalhadores
- Tema 6 – Plano de Lutas – Setores
Fonte: Ascom ADUFPB