Os professores da UFPB do campus I (João Pessoa) e IV (Litoral Norte) elegeram nesta quarta-feira (4/12) mais oito delegados da ADUFPB para o 33º Congresso do ANDES-SN. Em João Pessoa, foram eleitos sete nomes: Galdino Toscano, José da Paz Alvarenga, Terezinha Diniz, Auta Sousa Costa, Maria Bernadete Silveira Andrade, Francileide de Araújo Rodrigues (Frances) e Jamilton Alves Farias.

Confira abaixo a relação completa dos candidatos e o número de votos:

Galdino Toscano – 82 votos
José da Paz Alvarenga – 75 votos
Terezinha Diniz – 67 votos
Auta Sousa Costa – 56 votos
Maria Bernadete Silveira Andrade – 56 votos
Francileide de Araújo Rodrigues (Frances) – 56 votos
Jamilton Alves Farias – 47 votos
Carlos Cartaxo – 36 votos
Heliodório Honorato dos Santos – 36 votos
Clodoaldo da Silveira Costa – 31 votos
Fernando Cunha – 25 votos
Judy Rosas – 22 votos
Eliane Maciel – 22 votos
Renata Rolim – 21 votos

Já os professores do Litoral Norte escolheram Pablo Daniel Andrada, como delegado, e Everton Barbosa Correira, como suplente.

Nos campi de Areia e Bananeiras, as assembleias para definição dos delegados aconteceu no dia 27 de novembro. Foram eleitos, respectivamente, os professores Paulo Geglio e Marino Eugênio Almeida. No campus de Bananeiras foi indicado, ainda, o nome do professor José Pessoa da Cruz como suplente.

As assembleias desta quarta-feira em João Pessoa e no Litoral Norte contaram com a participação de 134 professores. Somados aos 11 que compareceram à reunião de Areia, e aos 45 de Bananeiras, um total de 190 docentes estiveram presentes na rodada de assembleias realizada nessas duas semanas na UFPB, superando o quórum de 120 professores.

No campus I, as atividades foram iniciadas pelo presidente do sindicato, Jaldes Reis de Meneses. Ele lembrou que a ADUFPB é a quinta maior seção sindical filiada ao ANDES-SN – contando hoje com 2,4 mil sócios -, por isso levará uma das maiores delegações do país ao 33º Congresso, que acontece entre os dias 10 e 15 de fevereiro na cidade de São Luís, no Maranhão.

Quatorze professores se candidataram na eleição para delegados em João Pessoa. Os professores podiam votar em apenas uma pessoa ou em até sete nomes. Por volta das 10h30 a mesa iniciou a apresentação dos candidatos. Cada um teve um minuto para se apresentar e expor as justificativas para a candidatura. A votação começou logo depois da fase de apresentações e seguiu até 12h30, quando teve início a apuração.

Informes

Antes da votação para delegados, foram dados alguns informes. O primeiro a falar foi o diretor de Comunicação da ADUFPB, professor Ricardo Lucena. Ele comunicou aos presentes que a Agenda ADUFPB 2014 e a edição número 19 da Revista Conceitos estão sendo finalizadas e serão apresentadas durante a festa de fim de ano do sindicato, programada para o próximo dia 13.

Ricardo Lucena lembrou, ainda, que os interessados em escrever artigos para a Conceitos podem continuar encaminhando os textos para o e-mail revistaconceitos.adufpb@gmail.com, pois a edição de número 20 deve ser lançada no primeiro semestre de 2014.

As cartas de Anayde

Em seguida, o professor Carlos Cartaxo informou que a peça “As cartas de Anayde”, montagem do grupo de teatro da ADUFPB, irá se apresentar na sede sociocultural do sindicato na sexta, sábado e domingo (dias 6, 7 e 8). O espetáculo tem texto do professor de filosofia e escritor José Flávio Silva, baseado no livro “Anayde Beiriz – Panthera dos olhos dormentes”, do médico e escritor Marcus Aranha. A direção é de Carlos Cartaxo.

“As cartas de Anayde” já foi apresentada nas cidades de Picuí (15/11) e Nova Palmeira (16/11), no Sesc de João Pessoa (21/11) e no bairro de Mangabeira (3/12). Na sede sociocultural da ADUFPB, localizada na rua Gilvan Muribeca, 88, Cabo Branco (ao lado do Jangada Clube), o espetáculo começa às 20h e a entrada é gratuita.

Cantata e confraternização natalina

A apresentação de informes teve continuidade com a professora Terezinha Diniz. Ela anunciou que a Cantata de Natal com apresentação do coral Vozes da ADUFPB será realizada no próximo dia 12, às 10h, no Centro de Vivência do campus I. “O nosso coral está muito solicitado e já realizou várias apresentações importantes desde que foi criado, no final do ano passado”, declarou Terezinha Diniz.

Logo em seguida, o professor Clodoaldo da Silveira Costa lembrou os presentes de que a confraternização de fim de ano da ADUFPB será realizada no dia 13 de dezembro, às 21h, na casa de recepções Paço dos Leões, localizada no bairro do Altiplano. A animação da festa ficará por conta da banda Mistura Fina.

A distribuição das senhas começou na última segunda-feira e segue até esta sexta-feira (6/12). Cada professor tem direito a duas senhas: uma para uso pessoal e a outra para um acompanhante. Segundo Clodoaldo Silveira, na festa será servido um jantar, além de salgados, doces e bebidas.

Minuto de silêncio

A professora Judy Rosas também fez uso da palavra para lamentar o falecimento do educador Ricardo Brindeiros, militante do Partido dos Trabalhadores. Ele morreu na cidade de Recife (PE), vítima de um câncer. Brindeiros cursou Arquitetura e Teologia e militou toda a vida nas comunidades de base da Igreja Católica onde conheceu Dom Helder Câmara. Em João Pessoa, foi educador de vários projetos com crianças e adolescentes e, por várias vezes, membro da Direção Municipal do PT.

O presidente da ADUFPB, Jaldes Meneses, também falou sobre a importância de Ricardo Brindeiros para os movimentos sociais no país e pediu um minuto de silêncio na assembleia em homenagem ao educador.

PEC 555

O professor José Antônio Silva deu informes a respeito da situação da Proposta de Emenda à Constituição nº 555/2006, que acaba com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados. Segundo ele, a diretoria do Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionista (Mosap) anunciou esta semana que em breve o funcionalismo público estará comemorando a aprovação da PEC.

“A notícia é que tudo indica um resultado positivo. Estamos bem próximos dessa vitória graças aos esforços dos aposentados e dos sindicatos que abraçaram a luta”, afirmou José Antônio Silva.

Reunião do setor das Ifes

Quem também fez uso da palavra foi o professor Marcelo Sitcovsky. Ele anunciou que a diretoria da ADUFPB participará de reunião com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFPB com o objetivo de acompanhar processos administrativos iniciados pelo sindicato. Um deles é referente à retirada das gratificações de professores aposentados previstas no artigo 192 da Lei 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais).

O benefício é pago aos docentes que se aposentaram até o ano de 1997. Entretanto, nos últimos meses, a Universidade vem retirando a gratificação. Para tentar resolver a questão, a ADUFPB encaminhou ao Consuni (Conselho Universitário) um requerimento solicitando a retomada do benefício e a devolução do que deixou de ser pago nos últimos meses. Segundo assessoria jurídica do sindicato, caso a reitoria não dê resposta, a ADUFPB deve tomar as medidas legais cabíveis.

Outro processo administrativo que será discutido na reunião é o que trata do pagamento do terço de férias para os professores que estão afastados para qualificação. “Estamos pressionando a reitoria de forma a garantir de volta esses direitos que foram suprimidos”, declarou Marcelo Sitcovsky.

Confira abaixo algumas imagens da assembleia em João Pessoa:

[nggallery id=46]

Fonte: Ascom ADUFPB