Reunidos em assembleia geral na quarta e quinta-feira (18 e 19/1), os professores sindicalizados elegeram os delegados que irão representar a ADUFPB no 36º Congresso do Andes – Sindicato Nacional. O evento começa na próxima segunda-feira (23), em Cuiabá (MT), segue até o sábado (28) e, este ano, tem o seguinte tema: “Em defesa da educação pública e contra a agenda regressiva de retirada dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”.
O estatuto do Andes prevê que a ADUFPB tem direito a enviar 11 delegados ao Congresso. Desses, um é escolhido entre os membros da Diretoria Executiva e dez são eleitos na assembleia docente – sendo sete em João Pessoa, um no campus de Areia, um em Bananeiras e um no Litoral Norte.
As assembleias nas unidades acadêmicas do interior foram realizadas na quarta-feira e elegeram os professores José Eduardo Espínola (Bananeiras), Guttemberg da Silva Silvino (Areia) e Cristiano Bonneau (Litoral Norte). Em João Pessoa os eleitos foram os seguintes: Fernando Cunha, Edson Franco de Moraes, Dailton Alencar Lucas de Lacerda, Terezinha Diniz, Liney Carneiro Benevides, Maria Bernadete Silveira de Andrade, Cristine Hirsch Monteiro.
No total, 150 docentes participaram da rodada de assembleias para escolha dos delegados – sendo 101 no campus de João Pessoa, 20 em Areia, 23 em Bananeiras e seis no Litoral Norte.
Na Capital, a assembleia começou com debates sobre a metodologia da eleição. Uma das propostas era de que os votantes pudessem escolher um único nome entre os inscritos. Mas, por 46 votos a 15, venceu a proposta de manutenção da metodologia utilizada nos anos anteriores, pela qual cada professor tem o direito de votar em até sete candidatos.
Fonte: Ascom ADUFPB