A Assembleia Legislativa da Paraíba, por meio da Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança, realiza na próxima quarta-feira (20/5) uma reunião de audiência pública para debater a remuneração e as condições de trabalho dos servidores públicos federais. A ADUFPB estará presente à atividade, ao lado de mais seis entidades: Sintespb, Sindprev, Sintserf, CUT-PB, CTB e CSP/Conlutas.
A reunião está marcada para começar às 15h, no Plenário Deputado José Mariz. Um dos temas que deve ser discutido é a campanha salarial unificada dos servidores federais. A pauta de reivindicações foi protocolada no dia 25 de fevereiro no Ministério do Planejamento. Entre os 20 pontos do documento, destaque para os seguintes: reajuste linear de 27,3%, data-base em 1º de maio, paridade salarial entre ativos e aposentados e retirada dos projetos que atacam os direitos dos servidores.
No dia 14 de maio, foi realizada, em Brasília, a segunda reunião de negociação entre o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais e o Ministério do Planejamento. No entanto, o governo não trouxe nenhum avanço para a mesa, deixando as pautas apresentadas novamente sem resposta.
Na avaliação de Amauri Medeiros, tesoureiro do ANDES-SN que esteve presente na mesa, a reunião configurou novamente a postura do governo em prolongar o processo e tentar conduzir as negociações conforme as pautas que lhe convém. “O governo claramente mostrou que tudo o que foi apresentado hoje é apenas estudos e que precisam discutir internamente. Não houve nenhuma resposta à pauta apresentada e à metodologia acordada na última mesa. Avaliamos inicialmente que a realização dessa reunião, sem respeitar a metodologia, não é um avanço. E ainda termina a reunião sem apresentar uma nova data”, explica.
Fonte: Ascom ADUFPB