Na tarde desta quarta-feira (26), a ADUFPB participou de um ato promovido pela Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, no Centro de João Pessoa. Articulado por professores e funcionários das escolas municipais e estaduais paraibanas, o ato também contou com diversas lideranças sindicais e representantes do setor da educação.
“Foi um evento muito bem organizado, com ótima adesão. É preciso levar essa demanda para as ruas”, disse o professor Cristiano Bonneau, presidente da ADUFPB – uma das entidades que apoiam a atividade. Segundo ele, os manifestantes se encontraram em frente ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), às 14h, e, de lá, seguiram em passeata até a Praça dos Três Poderes.
Além de denunciar o descaso e o sucateamento da educação pública, cobrar a revogação do Novo Ensino Médio (NEM) e pedir segurança nas escolas, o movimento também exigiu escolhas democráticas para as gestões escolares, valorização da carreira docente, escolas com boa estrutura física e institucional, concurso público para professores e equipes escolares. “Os participantes também reivindicaram mais acesso à Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, para debater assuntos do interesse da categoria”, acrescentou Bonneau.
A Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública é promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Iniciada na última segunda-feira (24), a atividade se encerra nesta sexta (28). Na Paraíba, estão ocorrendo atos de rua em João Pessoa e em Campina Grande.
Fonte: Ascom ADUFPB