Os contracheques de abril dos professores federais usuários do plano Geap virão com uma quantia a mais. Isso porque a portaria nº 8 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de 13 de janeiro de 2016, publicada no Diário Oficial da União em 14 de janeiro de 2016, reajustou o valor que o Governo Federal paga como contribuição para o custeio da assistência à saúde suplementar dos servidores públicos.
Essa medida vale para os trabalhadores vinculados ao Sistema de Pessoal Civil (Sipec) da Administração Pública Federal e seus dependentes. Apesar da Portaria ser de janeiro, na data de publicação, a Geap já havia realizado a rotina mensal de cobrança das contribuições junto ao Ministério do Planejamento e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Portanto, a parcela da mensalidade do plano de saúde paga pelo trabalhador foi descontada em valor superior ao devido efetivamente. Por esse motivo, a compensação desse pagamento extra será realizado agora, no contracheque do mês de abril. Para mais informações, o servidos pode ligar para o telefone 0800 728 8300.
Ação da ADUFPB
Outra questão relacionada ao plano de saúde Geap vem mobilizando a ADUFPB neste primeiro semestre: o reajuste abusivo praticado sobre o valor das mensalidades. Em alguns casos, o aumento chega a 45%.
A ADUFPB recebeu diversas reclamações dos associados e levou o tema para discussão nas assembleias docentes realizadas nos meses de março e abril. E, com o objetivo de assegurar o cumprimento do direito dos professores, a assessoria jurídica da entidade já ajuizou uma ação pedindo a suspensão do reajuste e aguarda pedido de liminar.
Fonte: Ascom ADUFPB