Esse ano o bloco Corujas – Amantes da Folia sairá com o tema “Pule Carnaval, mas não dance na previdência”. A folia acontece na sexta-feira, 9, no no projeto Folia de Rua (a prévia carnavalesca de João Pessoa), junto com o bloco “Cafuçu”. A concentração acontecerá na Praça Rio Branco, no Centro, a partir das 20h .
No local será montado um palco onde haverá apresentação da orquestra de frevo PB Pop, do maestro Rogério Borges, que começa a tocar às 22h, mas antes um DJ fará um esquenta com músicas bregas e de carnaval para agitar os foliões. No local, os filiados da ADUFPB terão à disposição um ponto de apoio com distribuição de refrigerantes, cerveja e água mineral conseguidos com apoiadores e patrocinadores.
Esse ano, o sindicato quer chamar a atenção para o fato de que a dita Reforma da Previdência está para ser votada logo após o carnaval e que o Carnaval deve ser aproveitado para levar informações e protestar contra mais esse ataque aos trabalhadores.
“Não podemos deixar que o carnaval seja usado para nos desmobilizar. Pelo contrário! Vamos usar a folia para externar nossa insatisfação e reprovar esse ataque à aposentadoria dos trabalhadores, disse o presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau.
Formado por docentes da Universidade Federal da Paraíba e organizado pela ADUFPB, o bloco “Corujas – Amantes da Folia” teve sua estreia em 2006. O primeiro ano do bloco foi no Bar do Baiano, no bairro dos Bancários. Animada por uma orquestra de frevo, a festa, já na concentração das Corujas, foi marcada pela execução do hino oficial do grupo, composto e interpretado pelo professor Salvador Di Alcântara.
Após seis anos, o “Corujas – Amantes da Folia” retornou às ruas e arrastou centenas de foliões, fazendo do bloco um dos mais destacados daquela noite do pré-carnaval em João Pessoa. O percurso de quase dois quilômetros foi conquistado no canto e na dança, ao som da orquestra e no balanço majestoso do estandarte. Este ano, o bloco já ganhou o apoio cultural do Buffet Sena e da operadora de telefonia Claro.
O bloco Cafuçu é uma das agremiações carnavalescas mais prestigiadas do Folia de Rua e reúne todos os anos milhares de foliões no Centro da cidade. Eles levam ao Centro Histórico de João Pessoa uma série de acessórios extravagantes, muitas cores, brilhos e roupas espalhafatosas.
Nos primeiros anos de sua fundação, o Cafuçu desfilava na Praia do Cabo Branco e Tambaú. Em 1997, transferiu-se para o Centro Histórico, contribuindo para o resgate do Carnaval de rua nesta área urbana de fundação da cidade. Este ano, ele tem três pontos principais de concentração, todos no Centro: Praça do Bispo, Praça Dom Adalto e Praça Rio Branco.
O bloco de arrasto opta por sair com banda de frevo no chão, resgatando a tradição dos antigos carnavais e incentivando a criatividade através do uso de fantasias e caracterizações.
Outros estados
Diversas seções sindicais do ANDES-SN participarão do Carnaval de 2018, levando às ruas do país as pautas da luta dos trabalhadores brasileiros e da educação pública. Os docentes estão organizando concursos de marchinhas, blocos de pré-carnaval e de carnaval e bailes que incorporarão a crítica social e a mobilização política à maior festa popular do Brasil. A conjuntura política e social também é tema de diversos blocos organizados por movimentos sociais, sindicais e partidários em diversas cidades.
O Fórum das ADs – que agrega as seções sindicais das quatro universidades estaduais baianas – se reunirá nessa quinta-feira (1) para debater a intervenção do movimento docente no carnaval. Geralmente, os docentes participam da Mudança do Garcia, na terça de carnaval. A reunião definirá se haverá um bloco do movimento docente, e outras formas de intervenção na festa popular.
Em Belém (PA), a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará (Adufpa – Seção Sindical do ANDES-SN) organiza Baile Carnavalesco para aposentados no sábado (3). No Rio de Janeiro, a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Asduerj – Seção Sindical do ANDES-SN) está discutindo, em conjunto com estudantes e servidores técnico-administrativos, a construção de um BlocoAto no dia 7.
Em Uberlândia (MG), a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (Adufu – Seção Sindical do ANDES-SN), realizou, em conjunto com outras entidades sindicais e movimento sociais, um Esquenta de Carnaval do bloco montado com o foco na luta contra os ataques a classe trabalhadora e mais carente. No próximo sábado (3), acontecerá um festival de marchinhas de protesto e a escolha do nome do bloco, que irá para as ruas da cidade mineira no dia 10, sábado de carnaval.
“A luta contra os ataques promovidos pelo governo golpista de Michel Temer continua e com a proximidade do carnaval, por que não dar ares de resistência a essa paixão nacional? Por isso, entidades sindicais, populares e de juventude de Uberlândia estão montando um bloco de carnaval com o foco de luta contra os ataques a classe trabalhadora e mais carente”, divulgou a Adufu SSind, chamando os docentes a participar da atividade.
FONTE: ADUFPB