Mais uma vez o bloco pré-carnavalesco “Corujas – Amantes da Folia” irá às ruas do Centro da Capital na noite da próxima sexta-feira (13/2). Organizado pela ADUFPB, o “Corujas” sai tradicionalmente junto com o bloco “Cafuçu” no Projeto Folia de Rua, a prévia carnavalesca de João Pessoa. A concentração ocorrerá na Praça Rio Branco, no Centro, a partir das 21h.
No local será montado um palco, onde irá se apresentar a orquestra de frevo Paraíba POP, do bloco Corujas. Para os filiados da ADUFPB, será distribuída uma rodada de cerveja para “esquentar” os foliões ao ritmo de muito frevo. Os foliões também terão à disposição mais de 100 garrafas de água mineral.
Formado por docentes da Universidade Federal da Paraíba e organizado pela ADUFPB, o bloco “Corujas – Amantes da Folia” teve sua estreia em 2006. O primeiro ano do bloco foi no Bar do Baiano, no bairro dos Bancários. Animada por uma orquestra de frevo, a festa, já na concentração das Corujas, foi marcada pela execução do hino oficial do grupo, composto e interpretado pelo professor Salvador Di Alcântara.
Após seis anos, o “Corujas – Amantes da Folia” retornou às ruas e arrastou centenas de foliões, fazendo do bloco um dos mais destacados daquela noite do pré-carnaval em João Pessoa. O percurso de quase dois quilômetros foi conquistado no canto e na dança, ao som da orquestra e no balanço majestoso do estandarte.
Sobre o Cafuçu
O bloco Cafuçu é uma das agremiações carnavalescas mais prestigiadas do Folia de Rua e reúne todos os anos milhares de foliões no Centro da cidade. Eles levam ao Centro Histórico de João Pessoa uma série de acessórios extravagantes, muitas cores, brilhos e roupas espalhafatosas.
Nos primeiros anos de sua fundação, o Cafuçu desfilava na Praia do Cabo Branco e Tambaú. Em 1997, transferiu-se para o Centro Histórico, contribuindo para o resgate do Carnaval de rua nesta área urbana de fundação da cidade. Este ano, ele tem três pontos de concentração, todos no Centro: Praça do Bispo, Praça Dom Adalto e Praça Rio Branco.
O bloco de arrasto opta por sair com banda de frevo no chão, resgatando a tradição dos antigos carnavais e incentivando a criatividade através do uso de fantasias e caracterizações.
——————
CORUJAS, AMANTES DA FOLIA
(SALVADOR DE ALCÂNTARA)
XÔ APERREIO!
VIVA ALEGRIA!
SOMOS CORUJAS AMANTES DA FOLIA!!! (GRITO DE PAZ)
XÔ APERREIO!
VIVA ALEGRIA!
SOMOS OS CORUJAS AMANTES DA FOLIA!!!
XÔ, XÔ APERRÊIO
STRESS, AULAS, PROVAS, PONTOS, PAUTAS E REUNIÕES BIS
SOMOS CORUJAS
AMANTES DA FOLIA TRAZENDO SEUS FOLIÕES
SOMOS CORUJAS AMANTES DA FOLIA
CHEGANDO DO DIA A DIA
DIRETOS DO LABUTAR BIS
VAMOS SOLTAR OS BICHOS, CAIR NO PASSO
MAS SEM PERDER O COMPASSO
VAMOS TODOS FOLIAR
NADA DE AULAS, NEM PROVAS, NEM EXTENSÃO
NEM PRÁTICA, NEM TEORIA
ISSO AQUI NÃO VALE NÃO
O QUE IMPORTA É SE ESBALDAR CAIR NO PASSO
DE CORPO E ALMA, DEIXAR SANGRAR CORAÇÃO BIS
NADA DE TESE , MESTRADO, NEM DOUTORADO
NEM FICAR APERREADO COM PESQUISA E COISA E TAL
A PALAVRA DE ORDEM AGORA É FREVO
E A PAUTA É O CARNAVAL
Fonte: Ascom ADUFPB