O Bloco Corujas – Amantes da Folia vai sair mais uma vez durante o desfile do Bloco Cafuçu. Com o tema “Em respeito às servidoras e aos servidores públicos”, o bloco de Carnaval, formado por professores filiados à ADUFPB e familiares, vai desfilar no irreverente Cafuçu, um dos maiores blocos da prévia carnavalesca de João Pessoa, na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro. A concentração acontecerá na Praça Rio Branco, no Centro, a partir das 20h.
No local, a animação ficará por conta de bandinhas de frevo que circulam e podem se apresentar num palco montado na Praça Rio Branco, trazendo um repertório de frevos, marchinhas e tradicionais hits do carnaval. Um DJ fará um esquenta com músicas bregas e de carnaval para agitar os foliões de todas as idades.
No local, os filiados da ADUFPB terão à disposição um ponto de apoio. Assim como no ano passado, o sindicato quer chamar a atenção dos foliões para os ataques do governo Bolsonaro contra a classe dos servidores e servidoras públicas de todo o Brasil. A ADUFPB quer aproveitar o Carnaval para levar informações e protestar em defesa dos serviços públicos e dos servidores públicos contra a privatização.
“O Carnaval é um encontro de folia e diversão, mas também podemos aproveitar essa concentração de pessoas de todos os cantos da cidade para alertar à população sobre as medidas que o governo vem promovendo para retirar os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, conquistados às custas de muita luta do movimento social”, destacou Fernando Cunha, presidente da ADUFPB, lembrando que não é a primeira vez que o sindicato dos docentes na Paraíba aproveita a folia de momo para também mobilizar a população e chamar atenção sobre o que está acontecendo no país.
“O sindicato sempre levou sua política em defesa da classe docente e dos trabalhadores e trabalhadoras para o bloco Corujas, exibindo faixas e distribuindo panfletos outros materiais publicitários. A irreverência dos foliões também contribui com a mobilização dos professores, muitas vezes expressada nas fantasias e manifestações satíricas contra a política do governo. No ano passado, alertamos sobre os riscos das mudanças na Previdência. Este ano, a máquina política contra as minorias e os trabalhadores e trabalhadoras continua esfacelando direitos conquistado há anos e colocando em risco a democracia no país”, enfatizou Fernando Cunha.
O bloco
Formado por docentes da Universidade Federal da Paraíba e organizado pela ADUFPB, o bloco “Corujas – Amantes da Folia” teve sua estreia em 2006. O primeiro ano do bloco foi no Bar do Baiano, no bairro dos Bancários. Animada por uma orquestra de frevo, a festa, já na concentração das Corujas, foi marcada pela execução do hino oficial do grupo, composto e interpretado pelo professor Salvador Di Alcântara.
Após seis anos, o “Corujas – Amantes da Folia” retornou às ruas e arrastou centenas de foliões, fazendo do bloco um dos mais destacados daquela noite do pré-carnaval em João Pessoa. O percurso de quase dois quilômetros foi conquistado no canto e na dança, ao som da orquestra e no balanço majestoso do estandarte. Este ano, o bloco ganhou o apoio cultural de parceiros que mantém convênios com o sindicato.
Fonte: Ascom ADUFPB