Corte nos orçamentos das universidades será discutido pelos professores
Entre 23 e 28 de fevereiro, mais de 500 professores de Instituições de Ensino Superior de todo o país se reunirão em Brasília (DF) para o 34º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Durante os cinco dias de encontro, os participantes discutirão a conjuntura internacional e nacional e definirão as políticas prioritárias do Sindicato Nacional para 2015.
Sob o tema central “Manutenção e Ampliação dos direitos dos trabalhadores: avançar na organização dos docentes e enfrentar a mercantilização da educação”, os representantes das seções sindicais do ANDES-SN aprovarão ainda os planos de lutas específicos de cada setor. Na pauta, a discussão sobre o corte nos orçamentos das Instituições Públicas de Ensino Superior e o impacto na qualidade da educação pública oferecida.
De acordo com o presidente do ANDES-SN, Paulo Rizzo, o congresso anual da entidade, instância máxima de deliberação da categoria, é um momento importante para a reflexão e o debate sobre a educação, as condições de trabalho dos docentes, a conjuntura e os desafios para a classe trabalhadora. “Neste ano, temos uma nova conjuntura política do país, com ajustes fiscais, cortes no orçamento e retiradas de conquistas históricas dos trabalhadores. Será, necessariamente, um ano de muitas lutas, e o objetivo do congresso é preparar os professores para esses enfrentamentos”, afirmou.
Lançamento da Campanha Unificada dos Servidores Federais
Durante o 34º Congresso do ANDES-SN acontecerá na capital federal, no dia 25 deste mês, o ato de lançamento oficial da Campanha Unificada dos Servidores Públicos Federais (SPF) de 2015, em frente ao Ministério do Planejamento (MPOG), na Esplanada dos Ministérios. “Para nós do ANDES-SN será extremamente importante, porque todos os delegados e participantes do congresso poderão integrar e fortalecer o lançamento da Campanha salarial”, ressalta Rizzo.
Os eixos e agenda de lutas da campanha unificada dos SPF foram definidos no último dia 1, em reunião ampliada realizada em Brasília (DF), com a presença de mais de 350 representantes de diversas categorias do funcionalismo público federal. Entre os vinte eixos consensuais estão a reivindicação de reajuste linear de 27,3%, política salarial permanente, com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias, data-base em 1 de maio, direito de negociação coletiva, conforme previsto na Convenção 151, paridade salarial entre ativos e aposentados.
O presidente do ANDES-SN destaca que no mês de março todas as categorias discutirão, na base, o indicativo de greve do funcionalismo federal. “Caso não avancemos num processo de negociação com o governo e caso sejam mantidas as políticas de cortes e arrocho, não está descartada a possibilidade de uma greve dos SPF”, afirma.
34º Congresso do ANDES-SN
Tema: Manutenção e Ampliação dos direitos dos trabalhadores: avançar na organização dos docentes e enfrentar a mercantilização da educação
Data: 23 a 28 de fevereiro de 2015
Local: ParlaMundi da Legião da Boa Vontade (LBV)
Endereço: SGAS 915 Sul, Lote 714, Asa Sul, Brasília – DF
Ato de Lançamento da Campanha Unificada dos Servidores Federais
Data: 25 de fevereiro de 2015
Local: Em frente ao Ministério do Planejamento (MPOG), bloco K
Horário: a partir das 9h