Com uma manhã de diálogos, homenagens, música e alegria, a ADUFPB deu início, oficialmente, ao calendário de atividades sindicais de 2023. O evento, realizado nesta quarta-feira (15), foi prestigiado por dezenas de professoras e professores, que foram recepcionadas por um café da manhã diversificado e o talento de Geovan Morais & Théo Santos (voz, violão e sax). A dupla animou a manhã, tocando desde clássicos da MPB a frevo e marchinhas carnavalescas. Na ocasião, também foram distribuídas, entre os sindicalizados, as Agendas 2023 da ADUFPB, além de bolsas personalizadas, canetas e botons do sindicato. Nesta quinta-feira (16/2), outro café da manhã de confraternização será realizado na secretaria adjuta do campus de de Areia, a partir das 9h.
O presidente da ADUFPB, professor Cristiano Bonneu, deu as boas-vindas aos presentes e destacou que o sindicato está de portas abertas para receber todas e todos. Segundo ele, antes mesmo da retomada das atividades acadêmicas na UFPB, a entidade já vem preparando o calendário de ações políticas e sindicais do ano e organizando uma série de eventos referentes à campanha salarial e à luta contra a intervenção na universidade.
Durante o café da manhã, o sindicato realizou a entrega das premiações da 11ª edição do Concurso Fotográfico da ADUFPB. Foram premiados os professores Joelson Machado de Albuquerque, com a foto “Praia do Poço, jamais te esquecerei”; Bertrand Lira, com “Equilíbrio distante”; e Luis Carlos Carvalho, autor da fotografia “Luzes noturnas de Praga”. Cada um deles recebeu umaassistente virtual da Amazon, modelo Echo Show 5 (2ª geração), de 5 polegadas, com Alexa integrada – dispositivo eletrônico que também funciona como um álbum fotográfico digital e faz chamadas em vídeo.
A premiação foi entregue pela diretora de Comunicação da ADUFPB, professora Sandra Luna, que destacou o intenso trabalho realizado pelo setor de comunicação do sindicato, que ganhou ainda mais importância após a pandemia. Ela também anunciou o início das preparações para as atividades do mês de março, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher.
Segundo ela, a ADUFPB vem participando ativamente do coletivo de entidades que promove as ações de luta em defesa dos diretos das mulheres e, este ano, o 8 de março deve ser marcado por um grande ato público com concentração no bairro de Mangabeira e caminhada até os Bancários. Na ADUFPB, a Diretoria já está organizando a IV Semana Mulheres em Resistência.
Bloco Corujas
Durante o evento desta quarta-feira, o diretor de Cultura da ADUFPB, Carlos Anísio, reforçou o convite para o Bloco Corujas – Amantes da Folia, que desfila na noite de sexta-feira (17/2), no Centro de João Pessoa, com o tema “Democracia, Amor e Esperança – Tudo junto e misturado”. Após dois anos de pandemia, as Corujas voltam às ruas com muita alegria e irreverência, pulando junto com o Bloco Cafuçu, um dos mais tradicionais de João Pessoa.
A concentração começa às 20h, na Praça Rio Branco. No local, haverá um ponto de apoio da ADUFPB, que aproveitará a ocasião para levar informações em defesa dos serviços e dos servidores públicos.
O professor Carlos Anísio também anunciou que, no domingo de carnaval (19/2), será realizada na sede sociocultural da ADUFPB, na praia do Cabo Branco, o primeiro “Sede de Folia”. O evento, que ocorrerá das 10h às 14h, é aberto aos sindicalizados e seus famíliares. A animação ficará por conta da Orquestra Sanhauá de Frevos, que já garantiu um repertório com clássicos do frevo, marchinhas de carnaval, hinos de blocos nordestinos, sambas e outros gêneros da MPB.
Fonte: Ascom ADUFPB