A UFPB receberá na manhã desta quinta-feira (28/9) uma atividade idealizada pelo Movimento ElesPorElas (HeForShe), iniciativa lançada em 2014 pela ONU Mulheres, uma entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. Trata-se de uma caminhada pelo campus I, a partir das 8h, saindo do prédio da Reitoria. O objetivo da ação é atrair homens a aderirem ao combate à desigualdade e violência de gênero e a apoiarem o empoderamento das mulheres.
A campanha ElesPorElas é uma iniciativa global que tem como objetivo atingir 1 bilhão de homens no planeta, contados através de ativações on-line e de tecnologia de telefones móveis. Pelo site da ONU Mulheres, eles podem aderir à campanha assumindo o compromisso de apoiar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres (http://www.heforshe.org/pt#take-action).
Universidades podem apoiar também a inicitiva e irradiá-la para outras instituições através de ações de extensão. A UFPB está em processo de adesão, com apoio das reitoras, através de iniciativa de docentes, funcionários e alunos.
Sabemos que universidade é diversa em termos políticos, sociais, religiosos, mas ninguém concorda com a violência de gênero, ainda que ela seja praticada de formas variadas, da física à simbólica. Para aderir formalmente à campanha, temos que mostrar o que a UFPB já fez (um diagnóstico da (des)igualdade nas relações institucionais) e o que pode fazer (um plano de ação) em busca de uma sociedade mais justa, menos violenta, que já está em construção.
Fonte: Assessoria