A ADUFPB realizou na manhã dessa quarta-feira (12) uma roda de terapia comunitária no campus III da UFPB, em Bananeiras. Com a participação de funcionários e estudantes, a atividade foi facilitada pela enfermeira Brena Meira Acioly e mediada pela vice-presidenta do sindicato, Lenilma Bento. Inicialmente pensada para as docentes do campus, com o título “Mulheres na saúde – cuidando e sendo cuidada”, a atividade acabou sendo aberta para uma turma de estudantes, que participou ativamente das dinâmicas.
Para o professor Gabriel de Medeiros Lima, diretor da Secretaria-Adjunta de Bananeiras, foi uma experiência muito gratificante, embora a proposta inicial fosse outra. “Foi importante porque tivemos a oportunidade de perceber o quanto ainda temos para ser trabalhado com esse público”, disse. “Trabalhamos um tema muito necessário, que é a saúde mental. Os participantes estavam precisando desse momento, inclusive pediram novas vivências”, disse Lenilma Bento.
Com mestrado em saúde mental comunitária, Brena é também terapeuta integrativa e residente multiprofissional em saúde mental. Na atividade de Bananeiras, ela colocou em prática o conceito da terapia comunitária, ação de saúde mental que proporciona alívio ao sofrimento emocional por meio da partilha de experiências de vida. Utilizando o diálogo como ferramenta, essa terapia contribui para a ressignificação das histórias dos seus participantes. “Foi uma tarde incrível, dedicada a cuidar de si e cuidar do outro”, salientou.
Confira algumas imagens da atividade: