A candidata a vice-presidenta Sônia Guajajara (PSOL) esteve na sede da ADUFPB nesta quinta-feira (26) em visita oficial à Paraíba. Ela foi recebida pelo presidente do sindicato Cristiano Bonneau e falou sobre como é importante encontrar com lideranças sindicais e ter a oportunidade de ser ouvida nos diversos segmentos da sociedade.
Acompanhada dos pré-candidatos ao governo do Estado pelo partido na Paraíba, Tárcio Teixeira e Adjany Simplício, Sônia Guajajara falou que sua candidatura junto a Guilherme Boulos é uma alternativa ao que existe majoritariamente na política hoje.
“Se o objetivo é mudar, o povo precisa escolher novos candidatos. Não dá para continuar votando nos mesmos candidatos que já estão no grande acordo”, sentenciou a candidata que se coloca como representante das mulheres e dos povos indígenas.
“Cansamos de ter correr atrás de alianças e políticos que pudessem nos representar ou falar por nós. Chegou a hora de entrar na vida e na disputa política”, explicou. Ela disse ainda que não é uma candidata feita por encomenda. “Sou mulher de luta e já estou na estrada há bastante tempo”.
Sônia cumpre extensa agenda de encontros e palestras na Paraíba. Ela chegou no último dia 21 e já esteve em algumas cidades do Litoral Norte. “Precisamos aproveitar esse momento para propagar nossa mensagem”. Para ela, é preciso acabar com a subrepresentação dos povos indígenas na política.
Sônia é do povo Guajajara/Tentehar, que habita nas matas da Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. Filha de pais analfabetos, deixou suas origens pela primeira vez aos 15 anos, quando recebeu ajuda da Funai para cursar o ensino médio em Minas Gerais. Depois, voltou para o Maranhão, onde se formou em Letras e Enfermagem e fez pós-graduação em Educação Especial.
Da ASCOM ADUFPB