Servidores públicos federais realizam, nesta quarta-feira (23), às 9h, mais um ato público em frente ao prédio do Ministério da Economia (Receita Federal), em João Pessoa. A pauta segue a mesma: cobrar a recomposição salarial da categoria, a revogação da Emenda Constitucional 95/2016 (emenda do teto dos gastos) e pedir o arquivamento da Proposta de Emenda Constitucional nº 32 – a chamada reforma administrativa.
A atividade, que contará com um café da manhã, marca o início da greve geral convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pela Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).
A adesão da categoria docente da UFPB ao movimento grevista deve ser definida também nesta quarta-feira, em assembleia virtual que será realizada a partir das 15h. “A ADUFPB convoca todas e todos a participarem do ato em frente ao Ministério da Economia e da assembleia virtual. É muito importante neste momento que a categoria esteja unida e demonstre apoio a esse movimento”, avalia Fernando Cunha, presidente da ADUFPB.
Recomposição
Em campanha unificada desde o início do ano, servidores e servidoras reivindicam um reajuste de 19,99% referente à inflação acumulada durante os três anos do governo Bolsonaro, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA).
No dia 18 de janeiro, entidades do serviço público protocolaram no Ministério da Economia um documento com diversas reivindicações para o governo federal, incluindo o reajuste emergencial para todas as categorias.
Sem qualquer retorno do governo, servidores e servidoras uniram esforços e, no dia 9 de março, lançaram o Comando Nacional de Mobilização e Construção da Greve, com objetivo de unificar as iniciativas da base e fortalecer a organização das diversas categorias em todas as regiões do Brasil, com o objetivo de iniciar uma greve geral no final deste mês. A adesão da categoria na UFPB a esse movimento deve ser definida na assembleia da próxima quarta-feira.
Fonte: Ascom ADUFPB