No próximo domingo (19), será celebrado o centenário do pedagogo Paulo Freire, um dos mais respeitados pensadores brasileiros e referência mundial da Pedagogia. Para marcar a data, diversas instituições da área da Educação de todo o Brasil realizam nos dias 19 e 20 um grande evento virtual com a presença de estudiosos nacionais e internacionais do pensamento freiriano, autoridades políticas e artistas. Integram a programação nomes como o dos músicos Alceu Valença e Silvério Pessoa, o ex-presidente Lula, o secretário Geral da Internacional da Educação, David Edwards, e a professora Nita Freire, viúva de Paulo Freire.
A ADUFPB é uma das entidades que vêm colaborando, já há um ano, para a construção desse evento. Membro do Coletivo Paraibano da Práxis Freireana (CPPF), o sindicato não só integrou a organização dos 12 Ciclos Dialógicos realizados na Paraíba entre 19 de setembro de 2020 a 18 de agosto deste ano para preparação do centenário, como foi a responsável pela transmissão dos debates via Zoom e YouTube.
Esse trabalho vem sendo coordenado pela professora Rita Porto, diretora de Política Educacional e Científica da ADUFPB e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da Pedagogia Paulo Freire (GEPPF). Ela – juntamente com o professor Paulo Palhano, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da UFPB – participará dos eventos presenciais do centenário que serão realizados domingo (19), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife. Também é uma das estudiosas do pensamento freireano que irão falar durante as atividades virtuais de segunda-feira, dia 20.
Antecedendo o centenário, Rita Porto participou, ao longo da semana, de eventos locais. Na terça-feira, 14, ela esteve presente na mesa “O pensamento de Paulo Freire”, organizada pelo Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na quinta-feira (16), a professora participou do painel celebrativo “Paulo Freire: educador do presente e do futuro”, do Centro de Educação da UFPB. Já na sexta-feira (17), Rita Porto integrou a mesa “Profissionais em Educação construindo o inédito viável no centenário de Paulo Freire” durante o Encontro Estadual Virtual do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba).
Programação do Centenário
No domingo, aniversário do educador pernambucano, será realizado o “Ato Político, Cultural e Pedagógico Paulo Freire”, que contará com apresentações de Alceu Valença, Silvério Pessoa, Cavouco Trio (Paula Bujes, Pedro Huff e Antônio Barreto – UFPE), Bloco Flor da Lira de Olinda, Quadrilha Junina Origem Nordestina, Maracatu Estrela Brilhante do Recife e a cordelista Mariane Bigio. O evento será transmitido nos canais do Youtube da CNTE, da UFPE e da IEAL (veja abaixo os endereços).
Além da programação cultural, o ato contará com a presença de lideranças educacionais, sindicais e políticas do Brasil e do mundo, cujas falas serão intercaladas às apresentações artísticas. Irão participar, por meio de vídeos gravados, o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, o secretário Geral da Internacional da Educação, David Edwards, e a professora Nita Freire, viúva do educador Paulo Freire.
Em outro bloco de intervenções breves, também darão seu recado os escritores Leonardo Boff, Mário Sérgio Cortella e a ex-prefeita de São Paulo e deputada federal Luiza Erundina. Em comum, todos conviveram e tiveram suas obras influenciadas por Paulo Freire. Irão falar ainda os ex-ministros da Educação Cristovam Buarque e Aloizio Mercadante. Outro ponto importante da transmissão será a inauguração da escultura de Paulo Freire em Buenos Aires, na Argentina.
Plenária Mundial Popular de Educação
No dia 20 de setembro, a celebração do Centenário de Paulo Freire se dedicará a ouvir as várias vozes da América, Europa e África que estudam e praticam o pensamento freireano. A live do dia 20 terá, em sua abertura, a aula magna do semestre letivo da UFPE, proferida pelo reitor Alfredo Gomes e pelo vice-reitor Moacyr Araújo.
Logo após, entidades do movimento sindical e social coordenam um bloco audiovisual apresentando as contribuições de Paulo Freire para o movimento sindical da educação e pedagógico latinoamericano. Serão apresentadas as influências de Paulo Freire na pesquisa, na ação e nos saberes das juventudes, no ensino, na cultura e nas ciências. Entre os vídeos programados está o da diretora da ADUFPB, Rita Porto.
A importância de Paulo Freire para os movimentos sociais no mundo também será tema de debates, com a presença de educadores e educadoras do Brasil, Argentina, Chile, Cuba, Estados Unidos, Portugal, Espanha, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, e Cabo Verde.
ONDE ASSISTIR
CNTE – www.youtube.com/CNTEBrasil
IEAL – www.youtube.com/InterEducacion
UFPE – www.youtube.com/UFPEoficial
Leia esta e outras notícias no jornal AdufInforma Expresso.
Fonte: Ascom ADUFPB