A Chapa 1 “UFPB: Inovação com inclusão”, composta pelas professores Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, venceram a consulta prévia para composição da lista tríplice da escolha de reitor(as) e vice-reitor(a) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Elas receberam 67,95% dos votos, contra 26,37% da Chapa 2, formada por Lucídio Cabral e João Euclides, e apenas 6,67% da Chapa 3, do interventor Valdiney Gouveia e Rita Pereira.
O processo de apuração dos votos começou por volta das 22h, na sala da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods), no prédio da Reitoria, e foi transmitido pela TV UFPB no YouTube. Para acompanhar a contagem dos votos, a ADUFPB disponibilizou um telão e cadeiras no Centro de Vivência. O local se tornou um ponto de concentração e comemoração dos apoiadores da chapa vencedora, que durante toda a apuração esteve à frente na contagem.
Passava da meia-noite quando a Comissão Especial formada para coordenar o pleito concluiu a contabilização dos últimos votos. De acordo com o boletim de apuração, considerando os votos padronizados (calculados a partir da paridade de 1/3 de professores, técnicos-administrativos e estudantes), a chapa 1 alcançou 4.227 votos, a chapa 2 ficou com 1.578 e a chapa três, com 415 votos.
A votação da consulta prévia ocorreu nesta quinta-feira (25) nos quatro campi da UFPB, das 8h às 21h. As urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, foram posicionadas em salas localizadas em cada um dos 17 centros de ensino, incluindo as unidades que ficam no Distrito Industrial de Mangabeira e em Santa Rita.
No Campus de João Pessoa, além desses centros, outros locais estratégicos também dispõem de seções, como o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), a Biblioteca Central (BC), a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o Colégio de Aplicação – Escola Educação Básica (CAP/EEBas), a Reitoria e o prédio das superintendências.
Homologação
O resultado da consulta será homologado pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPB e a lista tríplice, com os três primeiros nomes mais votados para cada cargo, será enviada para o Ministério da Educação (MEC). Dentro da lista, cabe ao presidente da República a escolha do novo Reitor da instituição.
Perfil
Terezinha Domiciano é professora titular do Departamento de Ciência Animal do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus III, em Bananeiras, no Brejo paraibano. Ela atuou no movimento estudantil universitário e tem experiência em pesquisa e extensão. Na UFPB, exerceu funções administrativas de chefe de departamento e laboratório, assessoria de pesquisa, coordenação de projetos institucionais. Foi vice-diretora e diretora do CCHSA por dois mandatos.
Mônica Nóbrega é professora associada da UFPB e tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise lacaniana, linguística saussuriana, produção de sentidos, discurso e linguística saussuriana. Já esteve como diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa.
Fonte: Ascom ADUFPB, com assessorias