As duas chapas que concorrem às eleições para a nova Diretoria Executiva e o Conselho de Representantes da ADUFPB participaram, nesta quarta-feira (22/11) de um debate no auditório do prédio da Reitoria da UFPB, localizado no campus I, em João Pessoa.
A mesa foi composta por dois integrantes da chapa 1 – Unidade e Luta (Cristiano Bonneau, candidato a presidente, e Fernando Cunha, candidato a vice), dois integrantes da chapa 2 – Cordel – De luta e pela Base (Ana Lia Almeida, candidata a presidente, e Daniel Antiquera, candidato a diretor de Política Sindical). O mediador do debate foi o professor Alexandre Nader, presidente da Comissão Eleitoral da ADUFPB.
O debate foi dividido em quatro blocos. No primeiro, os candidatos tiveram 5 minutos, cada, para apresentar-se e falar sobre as propostas da chapa. O segundo bloco, com duração de 30 minutos, foi composto por perguntas da plateia, que foram feitas por escrito, depositadas em urna e sorteadas.
As duas chapas responderam a quatro perguntas. A primeira dela questionava como os candidatos pensam a relação da ADUFPB com o Andes, considerando a conjuntura de retrocesso vivida pelo país. A segunda, dizia respeita às ações que a ADUFPB pode propor para acompanhar o processo Estatuinte na UFPB. A terceira, pedia esclarecimentos sobre os moldes de criação das Escolas de Aplicação. Por fim, a quarta pedia as questões que cada chapa pretende priorizar no que diz respeito ao trabalho docente
No terceiro bloco, que teve duração de 35 minutos, os candidatos puderam fazer perguntas aos seus oponentes. Foram três rodadas de pergunta com direito a resposta, réplica e tréplica. Por fim, no quarto bloco, os candidatos tiveram 5 minutos, cada, para fazerem suas considerações finais.
O vídeo do debate já está disponível no canal da ADUFPB no YouTube (www.youtube.com/adufpb) e pode ser visto abaixo.
Fonte: Ascom ADUFPB