A partir deste mês, o documentário paraibano “O seu amor de volta (mesmo que ele não queira)”, dirigido e roteirizado por Bertrand Lira, cineasta e professor da UFPB, estará na grade linear do Canal Brasil. A primeira exibição acontece nesta quinta-feira (9), às 19h35 (as demais datas e horários estão no final desta matéria).
A obra fala sobre a perda de um amor e a crença no poder da magia para trazê-lo de volta. Cartas, búzios, banhos de ervas e oferendas são as armas recomendadas na jornada de quatro personagens reais: um maquiador e professor de artes; uma travesti, professora de português; e duas atrizes. Seus relatos são entrecortados por consultas a cartomantes e pais de santo, que vão prever o futuro e aconselhá-los no que diz respeito a suas vidas afetivas.
Para Bertrand Lira, trabalhar esse tema era uma necessidade. “Por que essa nossa obsessão por amar e ser amado? Seria esse desejo fruto de um condicionamento social? Uma necessidade natural já impressa no nosso DNA? Por que dependemos tanto de outra pessoa para a nossa própria realização afetiva e emocional? O documentário não pretende responder essas questões, apenas colocá-las em debate”, diz ele.
A venda do documentário para o Canal Brasil e outras plataformas, segundo o diretor, aconteceu durante o Festival Internacional de João Pessoa (FestincineJP), promovido pelo setor de audiovisual da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), no ano passado. O documentário está, ainda, no menu das plataformas Net/Claro, Vivo e Oi.
Quem é – Doutor em Ciências Sociais, Bertrand Lira é cineasta, crítico de cinema, videasta, fotógrafo, escritor e professor titular do Departamento de Mídias Digitais (Demid) da UFPB. Autor de vários documentários em super-8, 16 mm e vídeo, Lira é um estudioso das artes visuais, premiado e reconhecido dentro e fora do Brasil.
Horários – Durante este mês, o documentário será exibido, também, no dia 13 (segunda-feira, às 16h35), no dia 21 (terça, às 11h05) e no dia 22 (quarta, às 17h40). A programação dos meses seguintes ainda será divulgada pelo Canal Brasil. Filmado entre abril e junho de 2017, em João Pessoa, “O seu amor de volta” é fruto do Edital Prêmio Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual 2014/2015, uma parceria da Funjope com a Agência Nacional de Cinema (Ancine). Veja o trailler do filme aqui.
Fonte: Ascom ADUFPB