A ADUFPB realiza na próxima sexta-feira (4/10) a segunda sessão de cinema do calendário de atividades culturais desse semestre. Desta vez será exibido o drama “O homem que virou suco”, protagonizado pelo paraibano José Dumont. Depois da sessão, haverá um debate sobre a temática do filme. A atividade está marcada para ter início às 18h30.
“O homem que virou suco” conta a história de Deraldo, poeta popular recém-chegado do Nordeste a São Paulo, que tenta sobrevir de suas poesias e folhetos. Ele é confundido com o operário de uma multinacional que mata o patrão na festa em que recebe o título de operário símbolo. Para a polícia, os dois são “Silva” e isso é suficiente para provar que Deraldo é o autor do crime. O filme aborda a resistência do poeta diante de uma sociedade opressora, esmagando o homem dia-a-dia, eliminando suas raízes.
A produção, de 1981, ganhou destaque fora do país e chegou a receber a Medalha de Ouro de Melhor Filme no Festival Internacional de Moscou. Também mereceu homenagens em festivais brasileiros e venceu as categorias de Melhor Roteiro, Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Gramado.
Este é o segundo filme a ser exibido na ADUFPB dentro da programação de atividades culturais do sindicato para este segundo semestre. O primeiro foi “Eles não usam black tie”, no dia 6 de setembro. Para o dia 8 de novembro, está prevista a exibição de “Escola sem preconceito” e para o dia 6 de dezembro, “Notícia de uma guerra particular”.
Fonte: Ascom ADUFPB