NOTA DE REPÚDIO
O Colegiado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que em reunião no dia 02 de dezembro de 2020 aprovou por ampla maioria de votos esta nota de repúdio, vem a público repudiar a nomeação do Professor Valdiney Veloso Gouveia como Reitor desta Universidade.
No entendimento do referido Colegiado devem prevalecer os princípios fundamentais da Constituição Federal, na qual reza o Estado Democrático de Direito em seu art. 1º e versa a autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial das Universidades Federais em seu art.207. Considerando tais princípios, a consulta à comunidade acadêmica, realizada pela UFPB no dia 26 de setembro de 2020, deveria ser respeitada.
Considerando ainda os fatos de que o então candidato, ora nomeado, obteve apenas cerca de 5% dos votos, perdeu em todos os segmentos (docentes, técnicos administrativos e estudantes) e não obteve nenhum voto na consulta aos Conselhos Universitários, não sendo assim referendado em qualquer das instâncias da comunidade acadêmica.
Por entender que a democracia é um valor concreto, que precisa ser defendido e praticado diariamente, e que se materializa pelo respeito à vontade da comunidade, e por conceber que o papel da Universidade, em suas ações de ensino, pesquisa e extensão, inclui a ação pedagógica do ensino da cidadania, do zelo e do respeito pela democracia e da coisa pública, e como parte daquela, o Colegiado do Departamento de Psicologia compreende que a nomeação desrespeita os princípios democráticos e consubstancia em flagrante desrespeito à vontade da maior parte da comunidade acadêmica da UFPB.
Colegiado do Departamento de Psicologia-CCHLA-UFPB