O coletivo Aguaceira, entidade que vem realizando uma série de atividades com o objetivo de discutir e propor políticas públicas efetivas para a população do semiárido, participa na próxima quarta-feira, 13 de novembro, às 14h, de uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Paraíba, em João Pessoa, sobre o tema “Acessibilidade à água”.
Na ocasião, será apresentado o relatório “Caravana Aguaceira”, com o resultado dos debates e eventos culturais realizados em março deste ano em cinco cidades paraibanas (Patos, Cajazeiras, Sumé, Campina Grande e Areia) com o objetivo de reunir propostas sustentáveis para o semiárido.
Segundo dados do Coletivo, aproximadamente 76% dos municípios paraibanos fazem parte do semiárido brasileiro. Das 223 cidades do Estado, 170 se encontram nessa região. Neles vivem cerca de 1,9 milhão de pessoas, o que representa aproximadamente 54% da população da Paraíba.
De acordo com Ricardo Lucena, diretor de Comunicação da ADUFPB, uma das entidades que formam o Aguaceira, serão apresentadas aos parlamentares as questões discutidas durante sessões realizadas nas Câmaras Municipais das cidades visitadas em março, além de filmagens das palestras. “E vamos apontar alguns indicativos de propostas”, afirma.
Além da ADUFPB, participam do Coletivo artistas paraibanos e as seguintes entidades: OAB, Movimento dos Sem Terra (MST), sindicatos dos professores da UFCG (Adufcg) e da UEPB (Aduepb), Sindicato dos Servidores Fiscais Tributários do Estado da Paraíba (Sindifisco), Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintespb), Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab), Sindicato dos Servidores do IBGE (SindIBGE), Associação Nacional de História – Seção Regional da Paraíba (ANPUH/PB), Conselho Regional de Serviço Social na Paraíba (CRESS/PB) e Associação do Semiárido (ASA).
Fonte: Ascom ADUFPB