Continuam abertas as inscrições para o 13º Concurso de Fotografia da ADUFPB, evento anual voltado ao estímulo da criatividade e expressão artística entre os docentes sindicalizados. A edição 2024 do concurso foi oficialmente lançada no último dia 15 de outubro, durante um café da manhã em celebração ao Dia da Professora e do Professor, e segue com inscrições abertas até 15 de novembro.
Nesta edição, os participantes poderão submeter suas fotografias em três categorias distintas: “Diversidade Sociocultural”, “Mulheres em Luta e em Resistência” e “Tema Livre” (confira a descrição abaixo). Cada docente poderá escolher um único tema no momento da inscrição e apenas uma fotografia será premiada em cada categoria, conforme decisão do público em votação aberta. Se algum dos temas não receber inscrições, a premiação não será redirecionada a outro tema.
O concurso é exclusivo para professores(as) ativos(as) ou aposentados(as) dos quatro campi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), filiados(as) à ADUFPB. As inscrições devem ser feitas no site da ADUFPB (clique aqui), onde está disponível um formulário para envio das fotografias, que devem estar em formato JPG ou PNG, com boa resolução e identificadas com o título, nome do autor e local onde foram capturadas (opcional). O prêmio para cada vencedor(a) será um dispositivo eletrônico Kindle Paperwhite, da Amazon, incentivando a leitura digital e o acesso a recursos de estudo e pesquisa.
Temas dos 13º Concurso de Fotografia da ADUFPB:
1 – Diversidade Sociocultural
Deve compreender imagem de cenário ou características que retratem as multiplicidades, como: as demográficas ambientais, pluralidades culturais, comportamentais e ideológicas. Ou, ainda, fotografia de cenários, pessoas, tradições, símbolos ou práticas culturais que representam o respeito à pluralidade na sociedade.
2 – Mulheres em Luta e em Resistência
Deve compreender imagem sobre o feminino em seu cotidiano de resistência, ou mulheres em atividades que configurem a luta cotidiana, a participação em movimentos políticos e socioculturais e em sua pluralidade.
(*) Poderá ser autorretrato em movimento de luta ou fotografia autoral que traga símbolos femininos de resistência ou outras mulheres de luta, desde que apresente o documento de autorização do uso de imagem de terceiros.
3 – Tema livre
Deve compreender imagem com paisagem, fenômenos naturais, objetos, lugares, animais ou figuras abstratas livre de conceitos.
Fonte: Ascom ADUFPB