Foi realizada na tarde desta quinta-feira (28/5), na sede da ADUFPB, a primeira reunião do Comando Local de Greve dos professores da Universidade Federal da Paraíba. Aproximadamente 60 pessoas estiveram presentes, entre professores (incluindo membros da Diretoria e do Conselho de Representantes da ADUFPB) e estudantes (a exemplo de representantes de centros acadêmicos).
A reunião foi aberta com uma breve explanação sobre a conjuntura da greve e a campanha salarial dos Servidores Públicos Federais. O professor Marcelo Sitcovsky, tesoureiro da ADUFPB, foi eleito coordenador do Comando até o dia 10 de junho.
Os presentes também deliberaram ações para a participação dos docentes nos protestos do Dia Nacional de Paralisação e Mobilizações, que acontece nesta sexta-feira (29/5), contra as medidas políticas que prejudicam os trabalhadores brasileiros, como a regulamentação da terceirização e as medidas provisórias que mexem no seguro-desemprego.
Em João Pessoa, serão realizadas duas atividades. A primeira, a partir de 8h, no Porto de Cabedelo, onde acontecerá um café da manhã e um ato público. A segunda, tem concentração às 9h, no Parque Solon de Lucena, Centro de João Pessoa. Às 10h30, os manifestantes (centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais) sairão em passeata até a Praça dos Três Poderes.
Outra deliberação do Comando de Greve foi a criação de duas comissões: uma de comunicação e outra para receber pedidos de esclarecimento e dúvidas da comunidade acadêmica sobre a greve docente.
Ficou decidido também que, na próxima segunda-feira (1º de junho), os grevistas realizarão uma caminhada pelos centros de ensino da UFPB. A concentração será às 8h, na sede do Sindicato, no Centro de Vivência do campus I. Na tarde do mesmo dia, a partir das 14h, acontecerá a segunda reunião do Comando de Greve dos professores.