O mês de março será marcado por uma intensa programação de atividades na ADUFPB, em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), com a IV Semana Mulheres em Resistência da ADUFPB. A série de eventos inclui palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, oficinas e debates, com temas que cobrem desde a produção feminina na ciência, na saúde e na literatura até a luta das mulheres contra a violência. Neste ano, a agenda se estende e inclui atividades desenvolvidas em parceria com centros e departamentos dos quatro campi da UFPB. A organização é do Comitê Mulheres em Resistência da ADUFPB, formado por professoras ligadas ao sindicato.
A programação começa já nesta terça-feira (7), com um evento intitulado “As mulheres nos espaços da universidade: desafios e conquistas”, promovido pelo CCHSA (campus III, Bananeiras), em parceria com a ADUFPB. Na quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a ADUFPB oferece um café da manhã especial, a partir das 9h, no Terraço Cultural da sede do campus I, localizada no Centro de Vivência. Será o “Café com Prosa”, um momento de confraternização que terá, também, a Roda de Conversa “O que as mulheres querem?”.
Na tarde desse mesmo dia, haverá o ato “Pela vida das mulheres”, construído coletivamente com o Movimento de Mulheres e Feministas da Paraíba, do qual o sindicato participa ativamente. O ato começará com uma caminhada, entre os bairros de Mangabeira e Bancários. A concentração começa a partir das 14h, em frente ao Mercado Municipal; às 15h, o grupo sairá em marcha até a Praça da Paz, onde será realizado o Festival Político Cultural Pela Vida das Mulheres.
Música e militância – O festival será um encontro musical e alegre, com foco na luta pela vida das mulheres. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no primeiro semestre de 2022, houve registro de quatro feminicídios por dia, em média, no Brasil. A maior parte tem, como autores do crime, companheiros e ex-companheiros das vítimas, responsáveis por 75% dos casos.
Para chamar a atenção do público para esses números, um grupo de artistas usará suas canções e suas vozes em apresentações que acontecerão na Praça da Paz. Entre as artistas convidadas, estão Gláucia Lima, Cida Alves, Madu, Lua Isa, Coral Voz Ativa, Heloise Baylão, Gatunas, Gel Ventania, Casa das Benvenutty, Lau Capym , Cíntia, Nathalia Bellar e Batucada do Levante Popular da Juventude.
Ciência e literatura – Na quinta-feira (9), a produção científica será o tema da mesa-redonda “Mulheres na Ciência”, na Sala de Leitura da ADUFPB, às 16h. Já na sexta (10), será a vez da literatura, com a oficina Mulheres e Escrita Criativa, cujo tema será “A escrita de si”. Voltada a docentes sindicalizadas, a oficina acontecerá na sede sociocultural da ADUFPB (Cabo Branco), das 14h às 18h. Serão 30 vagas, com direito a Certificado de Extensão, pelo CCHLA.
Ainda na sexta-feira, a ADUFPB divulgará a programação da próxima semana, quando o evento se encerra. Junte-se às Mulheres em Resistência! Participe do ato, visite a tenda da ADUFPB no Festival Político Cultural Pela Vida das Mulheres, dê quórum às discussões e engaje-se nas demais atividades da IV Semana Mulheres em Resistência da ADUFPB!
Fonte: Ascom ADUFPB