A Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória da Paraíba entregou na última segunda-feira (31/3) ao Governo do Estado o relatório com os resultados do primeiro ano de atividade do grupo. Entre outros pontos, o documento – que ganhou formato de livro, com 116 páginas – destaca o reconhecimento de três paraibanos mortos e seis desaparecidos e a identificação de 33 pessoas vítimas de tortura durante o regime militar.
O relatório tem como base documentos do período da ditadura, incluindo fichas e processos do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), livros e dados da Comissão de Anistia, entre outros, além de relatos de 14 audiências públicas, nas quais chegaram a ser ouvidas 40 vítimas da ditadura. O grupo também fez oitivas com 16 testemunhas.
Na próxima semana, os membros da Comissão da Verdade irão fazer um planejamento para o ano de 2014, quando tem início a segunda etapa dos trabalhos. Será dada continuidade às audiências com vítimas da tortura e à investigação de documentos oficiais em Brasília.
Clique aqui para ter acesso ao documento completo.
Fonte: Ascom ADUFPB