Os vencedores do 6º Concurso Cultural de Fotografia da ADUFPB serão anunciados oficialmente e premiados na próxima sexta-feira (27/10), durante a realização do projeto Sede de Leitura, que ocorrerá na sede sociocultural da ADUFPB, a partir das 20h. O objetivo do concurso de fotografia é estimular a produção fotográfica dos docentes da UFPB e divulgar os trabalhos na agenda editada pela entidade e distribuída gratuitamente aos filiados.
Este ano, uma comissão julgadora formada pelos jornalistas Ricardo Peixoto e Eduardo Santos, e pelo professor David Fernandes (CCTA/UFPB) selecionou as três imagens que farão parte de uma enquete com os filiados do sindicato para a escolha da fotografia da capa da Agenda ADUFPB 2018. A consulta estará em breve disponível no site do sindicato.
As imagens selecionadas foram “A Fortaleza do Equilíbrio”, de autoria do professor Marcello Bulhões (Educação Física/CCS), “Porta florida”, de autoria da professora Gladys Nery da Fonsêca (Química/CCEN) e “Memória e resistência: índio da tribo Potiguara”, de autoria da professora Mauricelia Cordeira da Silva (Serviço Social/CCHLA). Os autores serão premiados com um leitor de livros digitais (e-reader), modelo Kindle (Kindle Paperwhite), considerado um dos melhores do mercado.
Todas as imagens inscritas no concurso serão exibidas num telão na sede sociocultural durante a realização do Sede de Leitura. Este ano, 56 docentes participaram do concurso, inscrevendo 162 imagens com tema livre. Segundo o professor Carlos Cartaxo, diretor de Comunicação da ADUFPB, o concurso é uma atividade sindical consolidada e já faz parte do calendário cultural do sindicato. “Todos os anos o número de participantes vem crescendo, o que mostra que essa proposta de estimular a produção visual através da fotografia tem provocado os colegas a produzirem imagens cada vez mais interessantes, como vem refletindo no discurso imagético das fotos que concorreram este ano”, destacou.
Na opinião do fotógrafo Eduardo Santos, membro da comissão julgadora, a cada edição o concurso fotográfico da ADUFPB se mostra mais competitivo. “Este ano, com a temática livre, pude observar concorrentes dos mais variados estilos e técnicas. Fotografias de alta qualidade e composições que contemplam o clássico e o contemporâneo. A organização está de parabéns por esse projeto já consolidado e que valoriza muito a fotografia em um cenário de poucos incentivos a esta arte”, afirmou.
O fotógrafo Ricardo Peixoto se declarou feliz pelo movimento das pessoas em participar do concurso e pela sensibilidade revelada. “A diversidade de imagens apresentada mostra a profunda relação do ser humano com a fotografia. Gostaria de parabenizar os participantes pela poesia do olhar que marca nossa passagem no mundo. Longa vida e prosperidade ao Concurso de Fotografia da ADUFPB, instrumento de contribuição à nossa memória”, declarou.
Clique para ver as fotos vencedoras: