O Conselho de Representantes da ADUFPB realizou, no dia 23 de setembro, a primeira reunião ordinária da Gestão 2024/2026, para debater pautas relevantes à gestão sindical. A atividade ocorreu na Sala de Leitura da entidade, no campus I da UFPB, e foi conduzida pela coordenadora do Conselho, professora Sandra Amélia Luna Cirne de Azevedo, e secretariada pela professora Edmery Tavares Barbosa, contando com a participação de diversos conselheiros e conselheiras.
Após a verificação de quórum, a professora Sandra Luna abriu os trabalhos com um breve momento de apresentações e agradecimentos aos presentes. Nos informes, convidou os conselheiros a participarem do projeto cultural “Sede de Leitura”, promovido pela ADUFPB, e destacou a importância do engajamento nas atividades da entidade.
Durante a reunião, foi apresentado, pelo professor Fernando Cunha, um pedido de apoio ao abaixo-assinado que visa a revogação das reformas da Previdência, trabalhista e da lei da terceirização. Além disso, foram divulgados os boletins 239 e 240 da ADUFPB, abordando temas como a valorização e o futuro da carreira docente.
Os Grupos de Trabalho (GTs) também tiveram espaço para compartilhar suas ações e convidar os presentes a participarem das discussões em curso. A professora Rita Porto apresentou as atividades do Comitê Mulheres em Resistência, que desde 2020 tem promovido ações votadas à luta pelos direitos das mulheres. Houve ainda destaque para o envolvimento dos docentes na Revista Conceito da ADUFPB.
Um dos pontos centrais da reunião foi a atualização da Comissão de Análise da Prestação de Contas da ADUFPB referente ao período de 2020/2021. As professoras Regina Maria Rodrigues Behar e Edileusa Soares Diniz foram escolhidas por unanimidade para substituir os membros anteriores.
No momento de encaminhamentos, foram propostas iniciativas importantes, como a criação de um curso de informática para os docentes, sugerido pelo professor Jorge Chaves, e uma comissão para planejar ações de incentivo à sindicalização, proposta pela professora Sandra Luna. Além disso, o professor Severino Elias Sobrinho encaminhou uma sugestão de ação mobilizadora para fortalecer a participação dos membros da comunidade universitária na gestão do sindicato.
Por fim, a professora Mabel de Barros Batista propôs a realização de uma exposição itinerante pelos centros da UFPB para divulgar a história e a missão da ADUFPB. A próxima reunião do Conselho foi agendada para o dia 24 de outubro de 2024.
Fonte: Ascom ADUFPB