A campanha salarial 2011 foi um dos temas centrais da reunião do Conselho de Representantes da ADUFPB, realizada na tarde da última terça-feira (30). Os membros do grupo discutiram as propostas do ANDES-SN e as ações necessárias para mobilização da categoria.
Vários conselheiros demonstraram preocupação com indicativos de que o futuro governo da presidente eleita Dilma Rousseff tem a intenção de não propor aumento salarial no próximo ano. “Esse é mais um motivo para nós ampliarmos a mobilização”, declarou o presidente da ADUFPB, Jaldes Reis de Meneses.
De acordo com ele, é importante que o Congresso do ANDES (a ser realizado entre os dias 14 e 20 de fevereiro, em Uberlândia, Minas Gerais) concentre esforços na discussão da campanha salarial e elabore uma pauta de reivindicações enxuta em torno da principal bandeira de luta: uma linha só no contracheque, com incorporação de todas as gratificações.
O Conselho de Representantes também discutiu se será realizada uma campanha específica só com o Setor das Ifes (Instituições Federais de Ensino Superior) ou em conjunto com os demais servidores públicos federais. A questão ficou para ser melhor discutida nas próximas reuniões.
“As explanações sobre a campanha foram muito ricas. Sinal que esse será um tema que mobilizará toda a categoria em 2011. Ainda mais considerando que não há mais o acordo que balizou os reajustes dos últimos três anos, portanto precisamos estabelecer toda uma nova luta”, declarou Jaldes.
Contas
Também na reunião de terça-feira, o Conselho de Representantes aprovou a prestação de contas da ADUFPB referente ao exercício de 2009. O parecer favorável foi concedido na última reunião do grupo pela Comissão de Contas, formada pelos professores Anderson D’Arc, Celidarque Dias e Rosa Zuleide Lima.
Fonte: Ascom ADUFPB